Congresso vota na terça-feira (19) anulação da sessão que afastou Jango da Presidência
Fernanda Duarte - Portal EBC 17.11.2013 - 18h04 | Atualizado em 17.11.2013 - 18h43Na próxima terça-feira (19), o Congresso Nacional se reúne para analisar o projeto de resolução que anula a sessão do Congresso Nacional que, em 1º de abril de 1964 declarou vaga a Presidência da República. O presidente João Goulart havia deixado Brasília e viajado para o Rio Grande do Sul, e a decisão do Congresso abriu caminho para o estabelecimento do regime militar.
De acordo com o autor do projeto, o senador Pedro Simon (PMDB-RS), o presidente João Goulart estava em território nacional e em local conhecido na madrugada de 1º para 2 de abril de 1964, motivo pelo qual a Presidência não poderia ter sido declarada vaga.
Veja também no Portal EBC:
Corpo de João Goulart é recebido com honras de Chefe de Estado em Brasília
Exumação do corpo de João Goulart pode por fim ao mistério de sua morte
O objetivo, segundo o senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP), um dos signatários do projeto, é retirar o "ar de legalidade" do golpe de 1964. O presidente do Senado, Renan Calheiros, prometeu apoio para dar celeridade à votação do projeto, após o apelo feito pelos parlamentares.
Os restos mortais de Jango, exumados na quarta-feira (13), chegaram na manhã desta quinta-feira a Brasília com honras de Estado. Eles passarão por exames no Instituto de Criminalística. Os testes foram solicitados pela família à Comissão da Verdade após declarações de um ex-agente da repressão da ditadura uruguaia, segundo o qual Jango teria sido envenenado.
* Com informações da Agência Câmara Notícias
- Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0
http://www.ebc.com.br/noticias/politica/2013/11/congresso-vota-na-terca-feira-19-anulacao-da-sessao-que-afastou-jango-da
Nenhum comentário:
Postar um comentário