Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

12.11.13

"Falar a verdade não é crime." Edward Snowden

Um manifesto pela verdade

12.11.2013

"Falar a verdade não é crime." Edward Snowden

Em um período de tempo muito curto o mundo ficou sabendo muita coisa sobre as agências secretas que não prestam contas a ninguém e sobre os programas de vigilância ilegais. Por vezes as agências tentam deliberadamente esconder a sua vigilância até dos altos oficiais ou do público. Enquanto a NSA e a GCHQ parecem ser os piores ofensores – segundo os atuais documentos – não devemos esquecer que a vigilância em massa é um problema global que requer soluções globais.

Tais programas não são apenas uma ameaça à privacidade, eles também ameaçam a liberdade de expressão e as sociedades abertas. A existência da tecnologia de espionagem não deveria determinar políticas. Nós temos a responsabilidade moral de garantir que as nossas leis e valores limitem os programas de monitoramento e protejam os direitos humanos.
 
A sociedade só pode entender e controlar esses problemas através de um debate aberto, respeitoso e informado. Inicialmente, alguns governos constrangidos pelas revelações da vigilância de massa iniciaram uma campanha sem precedentes de perseguição para suprimir esse debate. Eles intimidaram jornalistas e criminalizaram a publicação da verdade. Nesse ponto, o público ainda não tinha como avaliar os benefícios dessas revelações. Eles confiaram em seus governos para decidir corretamente.
 
Hoje sabemos que isso foi um erro e que tal ação não serve aos interesses do público. O debate que eles queriam evitar irá agora ocorrer em países ao redor do mundo. E ao invés da causar danos, hoje ficou claro para a sociedade os benefícios desse novo conhecimento público, uma vez que reformas são propostas para aumentar o controle contra descuidos e de novas legislações. 
 
Os cidadãos devem lutar contra a supressão de informação em questões que são de importância vital para o público. Falar a verdade não é crime.
 
Traduzido do alemão por Martin Eriksson / Tradução para o português: Ana Amorim


Fonte:
Boitempo Editorial
-
http://www.boitempoeditorial.com.br/v3/news/view/3244
Cypherpunks: Liberdade e o futuro da internet

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz