Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

16.11.13

Cafezinho: o que a Globo fez com a verba da Visanet? | Brasil 24/7

247 - "Um caso curioso", como define o jornalista Miguel do Rosário, do blog O Cafezinho, é sobre o destino do dinheiro da Visanet, do qual "boa parte" foi parar na Globo, escreve. Num post sobre o assunto, ele questiona: mas o que será que a emissora fez com esse dinheiro?

"Por que não perguntam aos ministros do Supremo e ao Ministério Público sobre esse ponto da defesa? Por que não se perguntou aos diretores da Globo?", questiona. Uma das respostas, segundo ele, "é que os ministros simplesmente só abordam os temas pré-acordados com a mídia".

Leia abaixo:

Perguntem à Globo o que fez com o dinheiro da Visanet

Uma das coisas que mais me chocou, nas investigações sobre o julgamento do mensalão, foi descobrir que boa parte do dinheiro da Visanet foi parar na Globo. A defesa dos publicitários apresentou planilhas e notas provando que a campanha da Visanet foi realizada. A DNA veiculou comerciais em canais de TV, patrocinou eventos, fez propaganda em outdoors, etc.

Se a Globo recebeu esse dinheiro, e não há como negá-lo, isso demonstra cabalmente a sua hipocrisia. A Globo tem, em seus registros, os pagamentos que recebeu da DNA para veicular comerciais do cartão BB-Visanet.

Por que nenhum jornalista de outro veículo de mídia jamais abordou esse fato básico? Por que não perguntam aos ministros do Supremo e ao Ministério Público sobre esse ponto da defesa? Por que não se perguntou aos diretores da Globo? É um caso curioso, em que os entrevistados devem ser os jornalistas que atuam junto ao STF... Um colega da Folha deveria perguntar ao colega da Globo: e aí, o que vocês fizeram com o dinheiro da Visanet?

Só que isso não acontece, porque o nosso sistema de informação sofre de um desequilíbrio gritante em função do poderio desproporcional da Globo, num ambiente selvagem e desregulamentado.

O que tem acontecido no julgamento, conforme observado pelo advogado do Pizzolato, Dr.Lobato, é que os ministros simplesmente só abordam os temas pré-acordados com a mídia. É como se fosse um jogo de cartas marcadas.

Joaquim Barbosa, por exemplo, fez inúmeras afirmações sobre os desvios dos recursos do Visanet, que teriam sido usados para isso e aquilo. E agora, que há documentação provando que os recursos foram usados em campanhas de publicidade? Como seu filho trabalha na Globo, Barbosa pode pedir a ele para bater em determinada porta e perguntar se é verdade ou não que a emissora recebeu recursos da DNA para fazer a campanha da Visanet.

Na verdade, como a DNA tem contratos com o BB desde 1994, a Globo sempre recebeu dinheiro desta agência. A Globo também sempre pagou bônus de volume às agências e jamais o fez ao Banco do Brasil.

Já que o circo promete recomeçar esta semana: eu sugiro que os leitores revejam este post, que traz um vídeo onde o escritor Fernando Morais apresenta as provas de que o dinheiro da Visanet não foi desviado, conforme equivocadamente acusou a Procuradoria e o STF. Foi usado em campanhas de publicidade, e a maior parte dele foi gasta em comerciais veiculados na TV Globo.


http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/120791/Cafezinho-o-que-a-Globo-fez-com-a-verba-da-Visanet.htm

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz