Edição do dia 03/06/2014
03/06/2014 23h11 - Atualizado em 03/06/2014 23h11
Profissão Repórter mostra a jornada de refugiados que chegam ao Brasil
A guerra civil na Síria já expulsou mais de dois milhões de pessoas.
Os haitianos começaram a chegar ao Brasil depois de um grande terremoto.
As equipes do Profissão Repórter se dividiram para mostrar a dura jornada dos estrangeiros que querem recomeçar a vida no Brasil. Mostramos a ajuda aos sírios em São Paulo, os haitianos em busca de emprego e os senegaleses que foram parar no Rio Grande do Sul.
Este é o programa de estreia do repórter Estevam Muniz. Ele procura os refugiados sírios que estão vivendo há um mês no Brasil. Um comerciante árabe de São Paulo abrigou quatro homens solteiros e duas famílias. Todos são mulçumanos sunitas e acabaram de se conhecer.
A guerra civil na Síria já expulsou mais de dois milhões de pessoas de suas casas. Há três anos, grupos de oposição tentam derrubar a ditadura da família Assad, de etnia alauíta, há mais de 40 anos no poder.
Em São Paulo, ônibus chegam lotados de gente que quer recomeçar a vida. Do lado de dentro, são todos haitianos. Eles são recebidos pela Missão paz, uma entidade ligada à igreja católica. Durante três meses, a equipe do Profissão Repórter acompanhou o trajeto que eles fazem depois que entram no Brasil.
Os haitianos começaram a chegar ao Brasil depois de um grande terremoto em seu país, em 2010. Todos os dias, o tumulto dos refugiados em busca de emprego se repete. A língua é uma dificuldade, mas os empregadores garantem que eles são dedicados e têm vontade de trabalhar.
http://g1.globo.com/profissao-reporter/noticia/2014/06/profissao-reporter-mostra-jornada-de-refugiados-que-chegam-ao-brasil.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário