Futebol – memórias, novas arenas e muitas emoções
É a segunda vez que o Brasil recebe as principais equipes do mundo no maior evento do futebol mundial. Na primeira, em 1950, a seleção amargou uma derrota inesquecível no Maracanã. Mas de lá para cá, levantou mais taças que qualquer outro país: foi cinco vezes campeã. Quem lembra essa trajetória de sucesso no programa desta semana são torcedores e craques do passado, como Pepe, Rivelino, Clodoaldo, Junior e Zico.
Jogando em casa outra vez, o Brasil tem agora a chance de lutar pela conquista do hexa. Desafio quase tão grande foi a organização da Copa em um país de dimensões continentais. As doze cidades-sede se comprometeram a fazer obras de infra-estrutura e ergueram novas arenas. Nossa equipe conferiu algumas e conversou com especialistas, como Juca Kfouri e Roberto Assaf.
Mais do que nunca, as emoções estão à flor da pele nesta Copa do Mundo. Uma parte dos brasileiros questiona os gastos e o legado do evento, enquanto os organizadores garantem que vale a pena ser a casa do mundial. Mas, se há protesto, há também vibração em verde e amarelo. Os torcedores movimentam o comércio, colecionam figurinhas, enfeitam a rua e vestem a camisa da seleção para acompanhar os jogos, que estão só começando. A mais animada e esperançosa de todas as pessoas que entrevistamos é a Dona Patriota, uma enfermeira de Brasília que pintou até os cabelos com as cores do Brasil.
Reportagem: Carlos Molinari
Imagens: André Barraza, André Rodrigo Pacheco, Geylson Paiva, Manoel Lenaldo, Marcelo Yves, Osvaldo Alves, Rafael Oliver, Robson Moura, Sigmar Gonçalves
Auxiliares: Alexandre Souza, Edivan Nascimento, Jairom Rio Branco, Lion Arthur, Lucas Gomes, Thiago Pinto
Produção: Débora Brito
Apoio à produção: André Cristino, Fernanda Balsalobre, Gisele Garcia, Tiago Bittencourt, Rede Minas
Edição de texto: Ana Maria Passos
Edição de imagem e finalização: Henrique Corrêa, Márcio Stuckert
Arte: André Maciel
Agradecimentos: Cinemateca Nacional, Rede Minas, TVE Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário