|VIRA-LATAS| Se você acha que nada no Brasil presta e tudo o que vem outros países é melhor, saiba que você pode estar reproduzindo um comportamento do chamado Complexo de Vira-Latas. Um documentário, dirigido por Leandro Caproni, discute o tema e faz um panorama social e político da realidade brasileira. Veja mais: http://bit.ly/1tPyVvr
#viralatas #colonização
Complexo de Vira-Latas: sentimento de inferioridade começou no período de colonização
Líria Jade - Portal EBC 06.06.2014 - 19h52 | Atualizado em 07.06.2014 - 12h27
O preconceito difundido e absorvidos pela classe média brasileira gera uma inferiorização da nação. "Tudo o que é de fora é melhor", "aqui nada pode dar certo", são alguns dos pensamentos do indivíduo do chamado Complexo de Vira-latas.
O termo foi definido pelo dramaturgo e jornalista Nélson Rodrigues em uma famosa crônica publicada em 1958, que acreditava que, até então, os brasileiros viviam o chamado “complexo de vira-latas”,. “Por 'complexo de vira-latas' entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo. Isto em todos os setores e, sobretudo, no futebol”, escreveu Nelson. Naquele ano, o país ganharia a Copa do Mundo da Suécia e começava a se tornar o país do futebol.
O documentário, dirigido por Leandro Caproni, O Complexo de Vira-Latas discute o tema e faz um panorama social e político da realidade brasileira. De acordo com o filme, o sentimento de inferioridade começou no período de colonização.
Confira o documentário sobre o Complexo Vira-Latas:
Nenhum comentário:
Postar um comentário