PSICOLOGIA, COMUNICAÇÃO E PÓS-VERDADE
Pedrinho A. Guareschi, Denise Amon e André Guerra, organizadores. Editora ABRAPSO, 2017
LANÇAMENTO:
17 de novembro, 14h30, na Feira do Livro de Porto Alegre, praça de autógrafos
"Há um ano arriscamos tirar a limpo o que seria mesmo essa tal de 'Pós-verdade". Trabalhamos, discutimos ferozmente, criticamente, e o que deveria ser um seminário normal de um semestre acabou sendo um ano de trabalho, inclusive nas férias. Saiu essa produção coletiva, coletiva mesmo, onde cada um metia a colher. 12 ensaios, 360 páginas, extremamente provocativa." Pedrinho Guareschi
SOBRE O LIVRO:
A palavra do ano de 2016 escolhida pelo Dicionário Oxford foi pós-verdade. É um adjetivo que caracteriza o fenômeno atual em que apelos às emoções e às crenças têm maior influência na formação da opinião pública do que os fatos. A palavra tem sido empregada em relação à política especialmente, mas também qualifica outras dimensões da vida cotidiana.
O livro trata do contexto em que a pós-verdade emergiu, da relação com a comunicação e com a Psicologia, das consequências na vida diária e do uso político (através da análise de quatro casos empíricos: Brexit, acordo de paz entre a Colômbia e as FARC, impeachment da Presidenta Dilma Rousseff e eleição do Presidente Donald Trump) em uma perspectiva crítica, ética e propositiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário