Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

29.11.17

Jovem mapuche é assassinado com tiro pelas costas na Argentina

VIOLÊNCIA POLICIAL

Jovem mapuche é assassinado com tiro pelas costas na Argentina

Protestos contra a morte e violações de direitos humanos foram realizados em diversos pontos do país neste domingo

Brasil de Fato | São Paulo (SP)*

,

Ouça a matéria:

Representantes da comunidade mapuche exigiram justiça por Rafael Nahuel e denunciaram a perseguição do governo contra os povos originários - Créditos: Resumen Latinoamericano
Representantes da comunidade mapuche exigiram justiça por Rafael Nahuel e denunciaram a perseguição do governo contra os povos originários / Resumen Latinoamericano

O ativista integrante da comunidade mapuche Rafael Nahuel foi assassinado, neste sábado (25), durante uma reintegração de posse realizada pela polícia argentina na comunidade Lof Lafken Winkul Mapu, localizada na Villa Mascardi, em Bariloche, no sul da Argentina. Além do assassinato de Rafael, outras duas pessoas ficaram feridas por disparos de bala.

Os membros da comunidade mapuche protestavam contra a reintegração de posse e foram reprimidos por agentes da Polícia Nacional argentina, que dispararam com armas de fogo contra os manifestantes.

O assassinato de Nahuel coincidiu com o velório de Santiago Maldonado, vítima de desaparecimento forçado após a repressão contra uma manifestação de apoio à comunidade mapuche na província argentina de Chubut, na região patagônica do país. Santiago desapareceu no dia 1° de agosto deste ano e foi encontrado no dia 18 de outubro, após mais de setenta dias de seu desaparecimento.

Neste domingo (28), cerca de 250 pessoas, como informa o Resumen Latinoamericano, foram às ruas de Buenos Aires, capital do país, para protestar contra o assassinato do jovem mapuche. A manifestação reuniu integrantes de organizações dos povos originários, de defesa dos direitos humanos e outras organizações que criticaram o "avanço violento das forças de segurança que já tirou a vida de Santiago Maldonado e de Rafael Nahuel".  

Na cidade de Bariloche, cerca de duas mil pessoas se manifestaram contra o assassinato. Os manifestantes exigiram uma resposta imediata do governo argentino, considerado responsável pela perseguição ao povo mapuche.

O Ministério da Segurança Nacional informou, em um comunicado oficial, que a Prefeitura efetuou disparos de bala após serem atacados por pessoas da comunidade. No entanto, alegam que os disparos ocorreram na direção das árvores do local e não contra as pessoas presentes.

Edição: Mauro Ramos | Tradução: Luiza Mançano

https://www.brasildefato.com.br/2017/11/27/jovem-mapuche-e-assassinado-com-tiro-pelas-costas-na-argentina/


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz