DOM PAULO MENDES PEIXOTO, BISPO DE UBERABA-MG CONVOCA PARA A #GREVEGERAL #IPDM #POVOSEMMEDO #FORATEMER
https://www.facebook.com/IgrejaPovodeDeusemMovimento/videos/1656446587716027/
...
Posicionamento do Senhor Bispo Dom Celso Antonio Marchiori a favor das manifestações contra as reformas do governo atual. #dioceseonline
https://www.facebook.com/dioceseonline/videos/1330508450336250/
...
CONFERÊNCIA DOS FRANCISCANOS CONVOCA FIÉIS PARA GREVE GERAL
Depois de bispos e arcebispos de vários estados brasileiros convocarem os seguidores do catolicismo a participar da greve geral, agora a Conferência Franciscana também se posicionou, convocando os fieis a se manifestarem nesta sexta-feira contrários às reformas de Michel Temer; "Convocamos os cristãos e pessoas de boa vontade, particularmente nossas comunidades, a se mobilizarem ao redor da atual Reforma da Previdência, a fim de buscar o melhor para o nosso povo, principalmente os mais fragilizados", diz divulgado pelos franciscanos
25 DE ABRIL DE 2017 ÀS 14:39 // 247 NO TELEGRAM // 247 NO YOUTUBE
247 - A Igreja Católica se mostra cada vez mais integrada em participar da greve geral que deverá paralisar o País nesta sexta-feira, 28, em protesto contra as reformas trabalhista e da Previdência, propostas pelo governo de Michel Temer.
Depois de bispos e arcebispos de vários estados brasileiros convocarem os seguidores do catolicismo a participar da greve geral, agora a Conferência Franciscana também se posicionou, convocando os fieis a se manifestarem nesta sexta-feira contrários às reformas de Michel Temer.
"Convocamos os cristãos e pessoas de boa vontade, particularmente nossas comunidades, a se mobilizarem ao redor da atual Reforma da Previdência, a fim de buscar o melhor para o nosso povo, principalmente os mais fragilizados", diz divulgado pelos franciscanos.
Leia na íntegra a convocação:
"Conferência da Família Franciscana do Brasil
Sinfrajupe – Serviço Inter-Franciscano de Justiça, Paz e Ecologia
Juventude Franciscana do Brasil
CONVOCAÇÃO FRANCISCANA PARA AS MOBILIZAÇÕES DE 28 DE ABRIL:
NENHUM DIREITO A MENOS!
'Convocamos os cristãos e pessoas de boa vontade, particularmente nossas comunidades, a se mobilizarem ao redor da atual Reforma da Previdência, a fim de buscar o melhor para o nosso povo, principalmente os mais fragilizados'.
NOTA DA CNBB SOBRE A PEC 287/16 – 'REFORMA DA PREVIDÊNCIA'
24 de abril de 2017
Queridas irmãs, queridos irmãos,
Paz e Bem!
Diante da atual conjuntura de retirada de direitos sociais da população e em resposta à convocação da CNBB para nos mobilizarmos contra a Reforma da Previdência, convocamos as irmãs e os irmãos a se juntarem na Greve Geral e nas mobilizações que ocorrerão na sexta feira, dia 28 de abril, em todo o Brasil.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 287/2016), o Projeto de Lei (PL 4.302/98) e a Reforma Trabalhista atingem diretamente a população brasileira através da Reforma da Previdência e da liberação da terceirização para todas as atividades. Tais reformas infringem os Art. 6º e 7º da Constituição Federal de 1988[i] e atacam os direitos sociais conquistados com muita luta pela sociedade civil.
Desta forma, em consonância com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), a Conferência dos Frades Menores do Brasil (CFMB) e a diversas outras entidades, instituições e organizações, também nos posicionamos com a população brasileira, em proteção dos direitos sociais e dos mais pobres e vulneráveis. Animem suas Comunidades e Fraternidades para discutirem e agirem acerca desta temática, pronunciando nas Celebrações, realizando momentos de jejum e oração, e participando dos atos públicos.
Consideramos as palavras do Papa Francisco: 'O amor [...] é também civil e político, manifestando-se em todas as ações que procuram construir um mundo melhor. O amor à sociedade e o compromisso pelo bem comum são uma forma eminente de caridade, que toca não só as relações entre os indivíduos, mas também as macro-relações como relacionamentos sociais, econômicos e políticos[ii]'.
Que neste tempo Pascal possamos superar todas as realidades de morte que ameaçam nossas vidas, cumprindo a nossa missão profética de fé cristã, nos unindo na construção de uma sociedade justa e fraterna.
Fraternalmente,
Frei Éderson Queiroz,OFMCap
Presidente da Conferência da
Família Franciscana do Brasil
Frei José Francisco,OFM
Diretor Executivo do Sinfrajupe
Washington Lima dos Santos,JUFRA/OFS
Secretário Fraterno Nacional da Jufra do Brasil
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: título II
Dos Direitos e Garantias Fundamentais, Capítulo II
Dos Direitos Sociais: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
PAPA FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si': Sobre o Cuidado da Casa Comum p. 173
Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil
...
Arcebispos convocam católicos para a greve geral
"A Igreja se posiciona firme e profeticamente contra as reformas que vão contra o nosso povo", diz mensagem veiculada pelo comitê católico de BH. Líderes de outros estados também estão convocando a população a parar contra a reforma da previdência e o governo Temer
Por Brasil 247
Arcebispos em diversos estados têm convocado os brasileiros para a greve geral do dia 28 de abril. O movimento é organizado por centrais sindicais e movimentos sociais em todo o País em protesto contra as reformas impostas pelo governo Temer, que retiram direitos dos trabalhadores, especialmente os mais pobres.
Uma publicação do Comitê das Igrejas de Belo Horizonte convoca a população para a paralisação. "A Igreja se posiciona firme e profeticamente contra as reformas que vão contra o nosso povo", diz o título da mensagem.
O texto destaca ainda que as reformas da Previdência e Trabalhista, além da Lei da Terceirização, já aprovada, "desmontam direito sociais conquistados com muita luta pelo povo brasileiro", mas que "infelizmente, a maioria dos nossos governantes não escuta e não enxerga a realidade do nosso povo, e sem qualquer diálogo com a sociedade impõe um conjunto de mudanças que afetarão a todos, especialmente os mais pobres".
"É preciso reagir", convocam ainda. Os arcebispos da Paraíba e de Maringá (PR) também aderiram à greve. O folheto de BH traz uma imagem do papa Francisco, com a mensagem: "Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos".
Nessa semana, o papa negou, por meio de carta a Temer, um convite do governo brasileiro para visitar o País, e cobrou o presidente para evitar medidas que agravem a situação da população carente. "Sei bem que a crise que o país enfrenta não é de simples solução, uma vez que tem raízes sócio-político-econômicas, e não corresponde à Igreja nem ao Papa dar uma receita concreta para resolver algo tão complexo", disse.
Francisco acrescentou que não pode, porém, "deixar de pensar em tantas pessoas, sobretudo nos mais pobres". O papa também lembrou a Temer que não se pode "confiar nas forças cegas e na mão invisível do mercado".
Na Paraíba, o arcebispo dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, que foi anunciado pelo Vaticano no início do mês passado como novo arcebispo do estado, gravou uma mensagem convocando a população para participar das manifestações contra a reforma da Previdência. "Sabemos que esta reforma implica em tirar direitos adquiridos dos trabalhadores e assegurados na Constituição de 1988", diz com Manoel. "Convocamos todos os trabalhadores a participarem desta grande manifestação, dizendo a palavra que o povo não aceita a reforma da Previdência nos termos que estão anunciando", afirmou o arcebispo
http://www.revistaforum.com.br/2017/04/24/arcebispos-convocam-catolicos-para-a-greve-geral/
...
Arcebispo da Paraíba convoca Greve Geral: Vamos parar o Brasil!
Depoimento de dom Manoel Delson Pedreira da Cruz mostra o apoio da Igreja Católica à Greve Geral
Escrito por: Brasil 247 • Publicado em: 24/04/2017 - 12:51 • Última modificação: 25/04/2017 - 20:07ebook Twitter Google Plus Telegram
A Greve Geral que deve paralisar o Brasil próxima sexta-feira, 28, ganhou reforço de membros da igreja Católica. Na Paraíba, o arcebispo dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, que foi anunciado pelo Vaticano no início do mês passado como novo arcebispo do estado, gravou uma mensagem convocando a população para participar das manifestações contra a Reforma da Previdência.
Em março, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), chegou a emitir uma nota aprovada em seu Conselho Permanente sobre a reforma da Previdência. O documento afirma que a seguridade não é uma concessão governamental, mas sim direitos sociais conquistados com intensa participação democrática.
"Em nossa opinião, trata-se do desmonte da Previdência Pública e da retirada dos direitos trabalhistas garantidos pela CLT. Por isso, conclamamos todos, neste dia, a demonstrarem o seu descontentamento, ajudando a paralisar o Brasil", diz trecho de nota conjunta divulgada por entidades.
Além de Dom Delson, quem também está engajado nos preparativos do "Vamos parar o Brasil", é Dom Genival Saraiva de França, atual administrador apostólico da Arquidiocese da Paraíba. Na última quarta-feira (20), ele esteve reunido com integrantes da Frente Brasil Popular na Paraíba, discutindo detalhes do protesto.
http://cut.org.br/noticias/arcebispo-da-paraiba-convoca-greve-geral-vamos-parar-o-brasil-0c8f/
...
BISPO DO CRATO CONVOCA FIÉIS PARA GREVE GERAL DO DIA 28
Ceará 247 - No Cariri, a mobilização contra as reformas trabalhista e da previdência, propostas pelo governo de Michel Temer, foi assumida pela igreja católica. O bispo do Crato, Dom Gilberto Pastana, convocou, em vídeo, os fiéis para uma "caminhada pela vida", no próximo dia 28, dia da greve geral que está sendo organizada pelas centrais sindicais e movimentos populares, contra perda de direitos do trabalhador.
A iniciativa, segundo o bispo, é das paróquias de Juazeiro do Norte, Caririaçu e Barbalha. A concentração será a partir das 16 horas, na Praça Padre Cícero, de onde a caminhada seguirá até a Paróquia de São Francisco das Chagas, em Juazeiro do Norte, onde haverá uma celebração eucarística.
Antes do grande evento da tarde, os movimentos sociais e os sindicatos deverão realizar uma primeira atividade, a partir das 8 horas da manhã, na Praça do Giradouro, no Crajubar, rotatória que demarca a confluência dos municípios de Crato, Juazeiro e Barbalha e ao final do dia, partidos políticos de oposição e os trabalhadores se agregarão à caminhada que está sendo organizada pela igreja.
http://www.brasil247.com/pt/247/ceara247/291845
...
Homilia de Dom Angélico Sândalo Bernardino na Missa de 07 de Setembro de 2016 no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.
Original em: https://youtu.be/N6DoRD1i5Vk
CNBB DECLARA GUERRA À REFORMA DA PREVIDÊNCIA DE TEMER E MEIRELLES
A proposta de reforma da Previdência de Michel Temer e Henrique Meirelles, que deixa milhões de brasileiros sem aposentadoria e sem nenhum tipo de proteção social, acaba de receber um duro golpe; em nota, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumiu sua posição contrária à reforma que, além da idade mínima de 65 anos, exige 49 anos de contribuição para o benefício integral, num país que, ontem, decidiu matar a CLT e precarizar de vez as relações de trabalho; na nota, os bispos lembram que a previdência "não é uma concessão governamental ou um privilégio", mas sim um direito assegurado na Constituição de 1988; no documento, o cardeal Sergio da Rocha, o arcebispo Murilo Krieger e o bispo Leonardo Steiner convocam os "cristãos e pessoas de boa vontade" a se mobilizarem; "Deus nos abençoe", diz ainda o documento; no último dia 15, mais de 1 milhão de brasileiros foram às ruas contra o fim das aposentadorias; confira a íntegra
23 DE MARÇO DE 2017 ÀS 16:18 /
247 – A proposta de reforma da Previdência de Michel Temer e Henrique Meirelles, que deixa milhões de brasileiros sem aposentadoria e sem nenhum tipo de proteção social, acaba de receber um duro golpe.
Em nota, a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumiu sua posição contrária à reforma que, além da idade mínima de 65 anos, exige 49 anos de contribuição para o benefício integral, num país que, ontem, decidiu matar a CLT e precarizar de vez as relações de trabalho (leia aqui).
Na nota, os bispos lembram que a previdência "não é uma concessão governamental ou um privilégio", mas sim um direito assegurado na Constituição de 1988.
No mesmo documento, o cardeal Sergio da Rocha, o arcebispo Murilo Krieger e o bispo Leonardo Steiner convocam os "cristãos e pessoas de boa vontade" a se mobilizarem.
"Deus nos abençoe", diz ainda o documento.
No último dia 15, mais de 1 milhão de brasileiros foram às ruas contra o fim das aposentadorias.
Confira a íntegra:
Nenhum comentário:
Postar um comentário