5 tópicos para entender a questão palestina
Galeano, Chomsky, Fisk e Marco Aurélio Garcia apresentam os principais aspectos históricos e geopolíticos para se entender o que está em jogo na Palestina.
Da redação
1 - Ismael Zadeh: Por que os EUA e Israel estão tão interessados que o caos na Palestina perdure?
Após o fim da Guerra Fria, Think Tanks e militares de alta patente redesenharam o que seriam os novos inimigos da América, no claro intuito de manter o financiamento militar aquecido. Entenda como os interesses do complexo industrial-militar americano e dos sionistas israelenses convergem no que diz respeito ao caos no Oriente Médio.
2 - Eduardo Galeano: Pouca Palestina resta. Pouco a pouco, Israel está apagando-a do mapa
Desde 1948, os palestinos vivem condenados à humilhação perpétua. Não podem sequer respirar sem autorização. Têm perdido a sua pátria, as suas terras, a sua água, a sua liberdade, tudo. Nem sequer têm direito a eleger os seus governantes. Quando votam em quem não devem votar, são castigados. Gaza está sendo castigada. Converteu-se numa ratoeira sem saída, desde que o Hamas ganhou as eleições em 2006.
3 - Marco Aurélio Garcia: O que está em jogo na Faixa de Gaza
É evidente que o governo brasileiro não busca a relevância que a chancelaria israelense tem ganhado nos últimos anos. Menos ainda a relevância militar que está sendo exibida. A irresolução da crise palestina alimenta a instabilidade no Oriente Médio e leva água ao moinho do fundamentalismo, ameaçando a paz mundial. Não se trata, assim, de um conflito regional.
4 - Robert Fisk: A história de Gaza que os israelenses não contam
Nada do que se vê hoje na Palestina tem a ver com o assassinato de três israelenses na Cisjordânia ocupada, nem com o assassinato de um palestino na Jerusalém Leste ocupada. Tampouco tem algo a ver com a prisão de militantes e políticos do Hamas na Cisjordânia. E nem o que se vê hoje na Palestina tem algo a ver com foguetes. Tudo, ali, sempre, é disputa por terra dos árabes. E se Londres fosse alvejada diariamemte por foguetes do Hamas, não seria legítima a defesa? Claro... mas Londres não expulsou um milhão e meio de moradores de seus bairros tradicionais...
5 - Noam Chomsky: Barbárie em Gaza apoiada por Washington e tolerada pela Europa
Quando Israel está em fase de "bom comportamento", mais de duas crianças palestinas são mortas por semana - um padrão que se repete há 14 anos. O bloqueio israelita, a ocupação de terras, os ataques selvagens do exército de Israel, tudo isso vai continuar, enquanto for apoiado por Washington e tolerado pela Europa - para nossa vergonha infinita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário