A liderança de Alceu Barbosa Velho (PDT) na corrida pela prefeitura de Caxias do Sul é grande, mas a vitória em primeiro turno não está assegurada. É o que aponta pesquisa encomendada pelo Sul21 junto ao Studio Pesquisas e Consultoria. Na opção estimulada, Alceu Barbosa alcança 39% dos votos, contra 26% de Marcos Daneluz (PT) e 9% de Assis Melo (PCdoB). Milton Corlatti (DEM) tem 2% das intenções de voto, enquanto o percentual de indecisos é de 15%. Com esses números, fica em aberto a possibilidade de segundo turno para decidir quem vai comandar o município pelos próximos quatro anos.
Na estimulada, votos brancos e nulos somam 9%. Luis Fernando Possamai (PSOL) não foi mencionado na pesquisa. A pesquisa entrevistou 480 pessoas entre os dias 29 e 30 de setembro e a margem de erro é de 4,5% para mais ou para menos.
Na modalidade espontânea de pesquisa, a liderança de Alceu Barbosa – que é o candidato governista à sucessão de Ivo Sartori (PMDB) e chegou a ser vice-prefeito durante a atual administração – é mais acentuada. O candidato trabalhista tem 32% das menções, contra 20% do petista Marcos Daneluz e 6% do comunista Assis Melo. Milton Corlatti tem 2%, enquanto Possamai, do PSOL, também não foi mencionado nesta modalidade de pesquisa. Brancos e nulos são 9%, enquanto o percentual de indecisos mostra-se bem mais significativo: sem o auxílio do disco com os nomes e partidos dos candidatos, 31% dos eleitores dizem não saber em quem votarão no dia 7 de outubro.
A expectativa do eleitor por uma vitória de Alceu Barbosa Velho é grande: independente de quem votarão, nada menos que 61% dos entrevistados acredita que o candidato do PDT será eleito como novo prefeito de Caxias do Sul, contra 15% que acreditam na vitória de Marcos Daneluz e 3% na de Assis Melo (PCdoB).
No quesito rejeição, Milton Corlatti (DEM) aparece ligeiramente acima dos demais, com 11% das menções. Alceu Barbosa e Assis Melo estão empatados neste quesito com 10% de rejeição, enquanto 8% dizem que não votariam de jeito nenhum no petista Daneluz. Outros 7% rejeitam Possamai, do PSOL, enquanto 8% dizem ter rejeição por todos os candidatos e 57% afirmaram não nutrir antipatia especial por nenhum dos candidatos.
FICHA TÉCNICA
Contratante: Sul21 Mídia Eletrônica S/A
Empresa contratada: Studio Pesquisas e Consultoria Ltda.
Período de realização da pesquisa: de 29/09/2012 a 30/09/2012
Número de entrevistas: 480 entrevistas
Metodologia de pesquisa: pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo
Margem máxima de erro: 4,5 pontos percentuais para mais ou para menos
Número de registro: Tribunal Regional Eleitoral RS-00355/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário