A reportagem da Rádio Caxias teve acesso ao processo que apura o uso da máquina pública na campanha do candidato Alceu Barbosa Velho (PDT) à prefeitura da cidade.
Consta no processo um documento, timbrado com o logo da prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul, no qual o assessor jurídico da Secretaria da Saúde e procurador da Coligação Caxias para Todos, Sezer Cerbaro, informa sobre a realização de um jantar comemorativo ao aniversário de Alceu Barbosa Velho. O material, que havia sido encaminhado a um juiz eleitoral, foi incluído aos demais documentos, equipamentos e mídias apreendidos em ação de busca e apreensão realizada pelo Ministério Público e pela Justiça Eleitoral na manhã da sexta (05). O documento timbrado, portanto, oficial diz o seguinte:
“A COLIGAÇÃO CAXIAS PARA TODOS por meio de um de seus procuradores, abaixo assinado, vem à presença de Vossa Excelência informar que na data de 12 de agosto de 2012, no horário das 20 horas, será realizado no Restaurante dos Capuchinhos, localizado no largo dos Capuchinhos, nesta cidade, um jantar comemorativo ao aniversário do candidato a prefeito Alceu Barbosa Velho.
O jantar por adesão será para 900 pessoas, cujo valor unitário é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais).
Caxias do Sul, 08 de agosto
Sezer Cerbaro”
Esta foi à segunda ação do MP e da Justiça Eleitoral na mesma semana, sendo que na última quarta (03), o setor de Marketing localizado na prefeitura de Caxias e a Secretaria de Turismo foram alvo de investigações.
No processo, constam como investigados os candidatos Alceu Barbosa Velho (PDT), Antônio Feldmann (PMDB), Coligação Caxias para Todos, prefeito José Ivo Sartori, secretária da Saúde, Maria do Rosário Antoniazzi, assessor jurídico da Saúde, Sezer Cerbaro, chefe do setor de Marketing, Paulo Vasques, e secretário do Turismo, José Reovaldo Oltramari.
A investigação surgiu após denúncias de uso de funcionários, cargos de confiança e equipamentos para campanha, o que configura crime eleitoral.
Além disso, informações de bastidores apontam que o promotor eleitoral, Ádrio Gelatti, pretende pedir cassação com efeito imediato do candidato Alceu Barbosa Velho.
Departamento de Jornalismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário