Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

7.7.11

O maior evento de economia solidária do continente começa amanhã

Um dos maiores eventos de economia solidária do mundo tem início amanhã em Santa Maria, no coração do Rio Grande do Sul. No Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, nos fundos do Santuário Basílica de Nossa Senhora Medianeira, será realizada entre sexta e domingo a 7ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e a 18ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop). Representantes de diversos países da América Latina e de três continentes na cidade participando de seminários, palestras e de outros eventos da área.

 

Paralelamente, irá ocorrer a 11ª Mostra da Biodiversidade e Feira de Agricultura Familiar; 7º Seminário Latino Americano de Economia Solidária; 7ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e 7º Levante da Juventude.

 

Os eventos são organizados pelo Projeto Esperança/Cooesperança, ligado a Arquidiocese de Santa Maria. De acordo com a irmã Lourdes Dill, coordenadora do projeto, a feira tem caráter aprendente e ensinante.

 

- Nosso objetivo é multiplicar a proposta de um modelo de desenvolvimento solidário, sustentável e territorial através da economia solidária, agricultura familiar e políticas públicas. O cerne da feira não é a venda. O principal é a experiência e o aprendizado conquistados através dos seminários e que são levados adiante para todo mundo - explica a irmã Lourdes.

 

Centenas de comitivas de diversos estados brasileiros e também de outros países já se encontram no município. No total, a feira terá 800 empreendimentos. O número é superior a edição de 2010, quando 780 empreendimentos estiveram presentes.

 

Amanhã, os empreendedores começarão a chegar no local da feira às 6h30min. O credenciamento e a acolhida dos expositores ocorrerão entre 7h e 12h. Até as 9h, haverá uma audiência pública sobre a Simplificação das Agroindústrias Familiares no Rio Grande do Sul. Já às 14h, terá início a 7ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz, com acolhida no Santuário Basílica da Medianeira e chegada no Centro de Referência em Economia Solidária.

 

A abertura oficial inicia às 16h, com a presença do governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e outras autoridades de nível federal, estadual e municipal. Durante o evento, ocorrerá a entrega solene do Projeto de Lei de Política Nacional de Economia Solidária para a Comissão de Legislação Participativa (CLP), representada pelo deputado federal Paulo Pimenta, e a divulgação da Chamada Pública de Organizações para Apoio ao Encaminhamento do Projeto de Lei de Iniciativa Popular de Política Nacional de Economia Solidária.

 

Durante a feira, será possível encontrar mais de 7 mil variedades de produtos da agricultura familiar, agroindústria familiar, sementes crioulas, artesanatos, produtos dos povos indígenas, livros e materiais gráficos de grande variedade e uma grande   diversidade de  produtos da economia solidária e agricultura familiar.

 

Este ano, pela primeira vez a feira poderá ser acompanhada ao vivo em qualquer lugar do mundo através da internet. O evento será transmitido pela TV Santa Maria, canal 19 da Net, através do site www.santamaria.tv.br. Além disso, as rádios santa-marienses também realizarão a cobertura ao vivo durante toda a feira.

 

Maiquel Rosauro, Jornalista (MTb/RS 13334)
55 - 96811384
http://www.twitter.com/maiquelrosauro

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz