Nos dias 16 e 17 de julho de 2011, realiza-se a 5ª etapa da Escola de Formação Fé, Política e Trabalho 2011 – ano 8, uma iniciativa da Diocese de Caxias do Sul, através da Cáritas, com a parceria do Instituto Humanitas-Unisinos.
O tema desta etapa será: “A crise contemporânea e as metamorfoses no mundo do trabalho” – A globalização econômica e suas repercussões: desemprego, precarização, terceirização, flexibilização, desregulamentação das leis. Impasses e desafios do novo sindicalismo no Brasil. Reforma trabalhista. Análise de conjuntura.
Para trabalhar a temática da questão do “trabalho” contaremos com a assessoria do professor Dr. André Langer do CEPAT – Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores, de Curitiba – PR.
Os objetivos específicos desta etapa são:
a. Compreender o agravamento da crise, sistêmica e estrutural, do capital globalizado e seus efeitos no mundo do trabalho;
b. Analisar o processo de descoletivização e a individualização conseqüência do desenvolvimento tecnológico;
c. Conhecer e aprofundar os efeitos e as conseqüências de uma ‘sociedade do pleno emprego’ para uma ‘sociedade do trabalho pleno’.
d. Analisar as principais características da conjuntura atual.
Esta escola é destinada à lideranças comunitárias, sociais, políticas e sindicais; agentes de pastoral, professores, funcionários públicos, vereadores, estudantes e lideranças de organizações populares.
São 10 etapas durante os meses de março a dezembro, sempre no terceiro final de cada mês, totalizando 170 horas/aulas, com certificado da UNISINOS.
Esta escola tem como objetivo:
Contribuir para a formação e articulação de lideranças nos vários âmbitos de atuação da realidade, gestando a criação de uma mentalidade nova, mais de acordo com o Ensino Social da Igreja, que permita um sentir e agir cristão comprometido e responsável pela construção de uma sociedade solidária.
Diretrizes da Escola:
1.- Compromisso com a autenticidade da prática da fé;
2.- Compromisso com os valores éticos e evangélicos tais como a vida, a solidariedade, a justiça, a fraternidade e a coerência;
3.- Compromisso com a construção de uma sociedade democrática, culturalmente plural, economicamente justa, ecologicamente sustentável, socialmente solidária e eclesialmente de comunhão e participação;
4.- Compromisso de favorecer um espaço e mentalidade que dê condições de se relacionar com o diferente, fazendo a experiência da convivência, do diálogo e da tolerância para um relacionamento aberto ao pluralismo.
5.- Compromisso e ousadia de buscar saídas simples e coerentes para os problemas mais prementes do povo, principalmente os mais empobrecidos, apostando em caminhos novos.
6.- Compromisso de que os participantes, a partir de uma metodologia participativa, possam conhecer e interpretar cada vez melhor a realidade local para um agir mais consciente.
7.- Compromisso de proporcionar um acompanhamento sistemático e integral às pessoas que assumem conscientemente sua fé, atuando nas várias instâncias da realidade.
Sobre o assessor - Prof. Dr. André Langer:
- É pesquisador do CEPAT (Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores) com sede em Curitiba, PR, parceiro estratégico do Instituto Humanitas Unisinos – IHU;
- Formado em filosofia, com mestrado em ciências sociais pela UNISINOS.
- É doutor, quando defendeu a tese de doutorado na Universidade Federal do Paraná (UFPR) intitulada: Mutações no mundo do trabalho - A concepção de trabalho de jovens pobres.
A programação completa da Escola 2011 e maiores informações podem ser encontradas nos blogues: http://www.fepoliticaetrabalho.blogspot.com/ e http://www.caritascaxias.blogspot.com, na página da diocese: www.diocesedecaxias.org.br, no endereço eletrônico: caritascaxias@yahoo.com.br ou no telefone (54) 3211-5032.
Pe. Gilnei Fronza
P/ Equipe de Coordenação da Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário