Sinceramente, gostava deste ator até o dia de ontem, qdo assisti trecho de sua entrevista no programa de David Letterman. Ele teve a infelicidade de dizer que o RJ vai sediar as Olimpíadas de 2016 por ter enviado 50 prostitutas e 1/2 kilo de pó (cocaína). Então, na concepção deste senhor, o RJ só tem estes atributos.
Neste link, pode-se ver o trecho da entrevista http://www.youtube.com/watch?v=QIpvhpCveHI
Não digo, obviamente, que isso não existe no Brasil. Claro que há e em qualquer país, inclusive no dele. A prostituição é uma das profissões mais antigas do mundo, e o tráfico de drogas, infelizmente, existe em todos os países... mas daí afirmar que esta foi a condição para que o Brasil ganhasse a posição de sede das Olimpíadas vai uma enorme distância.
Importante colocar que assisti esta afirmação de Robin Willians em um jornal televisivo em Portugal, onde moro. Assim, fica claro também que esta colocação vai sendo difundida em vários países!
Tendo em vista a má repercussão causada pela sua afirmação, a seus agentes limitaram-se a dizer que tudo não passou de uma brincadeira. O mesmo sequer se pronunciou, sequer pediu desculpas aos brasileiros. Quando aconteceu o infeliz episódio com Maitê Proença, que fez pouco caso dos portugueses e em terra lusa, a mesma depois, ao menos, pediu desculpas formais. Desculpas esfarrapadas, diga-se de passagem, mas pelo menos deu as caras. Entretanto, apesar de absolutamente inapropriado e absurda as "brincadeiras" de Maitê, ao menos a mesma não cometeu crime algum, diferentemente do renomado ator Robin Willians.
Os crimes que ele cometeu? Só assim de passagem, poderíamos dizer: difamação (em relação às brasileiras, mulheres que trabalharam no projeto de candidatura, do início ao fim, culminando com sua vitória... prostituição não é crime, mas dizer que as brasileiras são prostitutas, sem que sejam, aí incide o crime de difamação) e calúnia (pois, tráfico de drogas é crime, e se o ator afirma que o Brasil enviou pó, está afirmando que o próprio país, o representante máximo do Comitê Olimpíco, sem falar no Presidente da República, cometeram crime!)
MUITA ATENÇÃO, BRASIL, ISTO É MUITO GRAVE.
Essa imagem das mulheres brasileiras reducionistas à bundas e peitos, a imagem de prostituta ofende (com todo respeito às profissionais, mas nem todas somos) e tem que acabar.
O Brasil não pode deixar esta situação impune, sob pena de manter também a imagem de país da impunidade.
SR. ROBIN WILLIANS, SUA "BRINCADEIRA" FOI LONGE DEMAIS... SUA "BRINCADEIRA" É, NA VERDADE, CRIME!
Cristiane Reis
Advogada
Mestre em Ciências Criminais
Doutoranda em "Direito, Justiça e Cidadania"
Advogada
Mestre em Ciências Criminais
Doutoranda em "Direito, Justiça e Cidadania"
Nenhum comentário:
Postar um comentário