O CAPITAL SEGUE SUA LOGICA:
Acumulando, concentrando, centralizando e desnacionalizando, tambem na agricultura brasileira.
1. O movimento da rede Walmart.
O grupo WALMART anunciou de que investirá um bilhao de dolares, em 2010, no Brasil. Segundo declarações do seu presidente para america latina, Hector Nunez, o Brasil e a america latina serão a prioridade do grupo na estrategia de controlar o comercio varejista da regiao.
O grupo ja lidera o comercio no Mexico e no Chile. E vai buscar essa liderança tambem no Brasil.
Em 2004 o grupo comprou a rede brasileira BOMPREÇO.
Emm 2005 comprou a rede brasileira SONAE. Hoje a rede controla 435 lojas em todo país e as entidades marcas brasileiras, como: Bompreço, Tododia, Nacional, Mercadorama, Maxxi atacado, Hiper Bompreço, BIG e Mercadorama, alem é clara da sua marca Walmart.
Com esses investimentos a empresa espera comeptir com o outro grupo Pão-de-açucar que se asso ciou a capital estrangeiro (portugues e espanhol) e comprou em 2009, a rede Ponto frio e recentemente a rede das Casas Bahia.
Com os investimentos da Walmart previstos para 2010, a empresa espera abrir ou comprar mais 110 lojas em todo país.
2.TAM COMPRA A PANTANAL
A empresa aerea TAM anunciou de que adquiriu 100% das ações da empresa aerea PANTANAL, pelo valor de 13 milhões de reais e assumindo o passivo da empresa.
Já a GOL esta de olho e fez oferta para comprar a empresa WEBJET, que ainda nao se concretizou.
3. BNDES ANUNCIA FINANCIAMENTO PARA GRUPO USINAS SAO MARTINHO
O BNDEs anunciou a liberaçao ainda nesse ano de 288 milhoes de reais para o grupo Usinas são martinho. O grupo ja possui tres usinas de açúcar e etanol, moendo 13 milhões de toneladas de cana, e com esse financimaneto, vai ampliar a construçao de mais uma Usina em Quirinipolis- Goias.
O grupo manter parceria para venda exclusiva de seu etanol para o grupo Mitsubishi, do Japão, e do açúcar com o grupo estadunidense Amyris.
4. A CONCENTRAÇÃO DA PRODUÇÃO DO LEITE NO BRASIL
Estão em fase adiantadas as negociações entre cinco grandes cooperativas de Leite, para se unificar num unico grupo. São elas: Itambé, com sede em BH; Centroleite, com sede em Goiania, Confepar, com sede em Londrina(PR) Cemil, com sede em Patos de Minas(MG) e Minas leite , com sede em Varginha(MG). Se o negocio se concretizar, como tudo indica, o grupo vai processar 7,2 milhões de litros de leite por dia e se tornaria o principal grupo leiteiro do país.
Desta forma, o mercado do leite no Brasil vai se concentrando cada vez mais.
Já temos a empresa NESLTE eDPA, (parceria da Nestle com a neozelandesa Fonterra, formando uma nova empresa de join venture: Dairy partners america) e outras compras realizadas no passado consegue controlar hoje a produção de 5,2 milhões de litros de leite por dia.
A empresa Perdigão, com suas aquisições( no ano passado comprou a empresa ELEVA e depois a Cotoches-MG) e associada a parte de capital argentino, processa 4,5 milhões de litros de leite por dia.
E com a recente incorporação com a SADIA, e se transformando em BRASIL FOODS, o grupo se transformou um dos maiores grupos alimenticios do país, graças ao apoio financeiro do Bndes, que financiou com quase dois bilhoes o processo de fusão.
A outra novidade de concentração rapida tem sido a empresa gaucha BOM GOSTO, de tapejara-RS. desde 2007 para cá, com apoio financeiro do BNDES a empresa já comprou sete outros grupos de lacticinios, e hoje lidera o mercado gaucho com processamente de 4 milhões de litros de leite diários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário