Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

2.10.09

Em depoimento ao MPF, Feijó denunciou Yeda e caixa 2 e 3 na campanha tucana

A CPI da Corrupção apresentou hoje (1°) um trecho em vídeo do depoimento que o vice-governador do Rio Grande do Sul, Paulo Feijó (DEM), prestou ao Ministério Público Federal em abril deste ano. No depoimento, Feijó relata episódios envolvendo a arrecadação de dinheiro para a campanha de Yeda Crusius (PSDB) em 2006 e diz que o movimento para afastá-lo da candidatura de vice deveu-se ao fato de que ele estaria "atrapalhando o processo".

O vice-governador relata vários episódios sobre a doação de dinheiro que acabou não aparecendo na campanha, envolvendo figuras como Carlos Crusius, Chico Fraga, Lair Ferst, Rubens Bordini (tesoureiro da campanha, hoje na diretoria do Banrisul) e a própria Yeda Crusius. Feijó disse ao MP Federal:

"Esse foi o grande desentendimento que tive. Eu não ficava confortável com essa situação. Estava vendo o interesse muito claro de algumas pessoas de estar enriquecendo. Algumas me colocaram isso de forma muito clara: Campanha é um momento de poupança. Tu não é deste ramo e está atrapalhando o processo. Esse foi o motivo de tentarem me afastar no segundo turno".

Indagado sobre quem teria dito que "campanha é um momento de poupança", Feijó respondeu: a própria candidata.

A testemunha que deveria prestar depoimento hoje na CPI acabou não aparecendo. O advogado do secretário adjunto de Administração, Genilton Ribeiro, apresentou um atestado médico afirmando que se cliente está com uma "patologia incapacitante". Genilton Ribeiro foi citado pelo ex-presidente do Detran, Sérgio Buchmann, em depoimento à Polícia Federal, como o autor de um relato com detalhes sobre a divisão da propina gerada pela fraude no Detran.

Após ver e ouvir o depoimento em vídeo de Paulo Feijó, um deputado da base do governo fez o seguinte comentário a propósito do atestado médico apresentado por Genilton Ribeiro (válido por quatro dias): "depois dessa eu ficava em casa".

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz