O Forum Social mundial está de volta, agora em Belém...
Data: 27 de janeiro de 2009.
Hora: 8h30
Local: Teatro Maria Sylvia Nunes (Estação das Docas).
Endereço: Boulervard Castilho França, 707.
São mais de 100 mil pessoas e 5680 organizações, participantes que já estão ocupando o coração da Amazonia para o FSM 2009 que acontece em Belém do Pará do dia 27 de janeiro até 1 de fevereiro.
A sociedade civil organizada em movimentos sociais, povos tradicionais, ongs, sindicatos e grupos religiosos de mais de 150 países de todos os continentes, se reúne para celebrar a 9ª edição do maior encontro altermundialista da humanidade e que retorna ao Brasil. Na pauta das principais discussões está a crise econômica mundial, as mudanças climáticas e as alternativas aos modelos de desenvolvimento.
O Conselho Internacional do FSM decidiu realizar o Fórum na Pan-Amazônia em reconhecimento ao papel estratégico que a região possui para toda a Humanidade. A região é uma das últimas áreas do planeta ainda relativamente preservada, em um espaço geográfico de valor imensurável por sua biodiversidade e que agrega um conjunto amplo e diverso de movimentos sociais que lutam por uma Amazônia sustentável, solidária e democrática.
O FSM ocorre de 27 de janeiro a 1º de fevereiro, nos campi da UFPA e UFRA e terá mais de 2400 atividades (plenárias, conferências, palestras, oficinas, eventos esportivos e culturais) propostas por organizações de todo mundo para mostrar que um outro mundo é possivel!!!!!
MARCHA DE ABERTURA - Da África para a Amazônia
O Fórum Social Mundial convida toda a cidade de Belém para participar da grande caminhada de abertura simbolizando o encontro dos participantes com a cidade que acolhe o evento.
O ponto de partida será na praça Pedro Teixeira (Escadinha) ao lado da Estação das Docas, na qual, representando a vinda do FSM da Àfrica para a Amazônia, os Povos Indígenas habitantes natos, serão presenteados pelos povos da africanos e afrodescentes e juntos compartilharão uma Ceia Sagrada.
A celebração representa as boas vindas dos amazonidas aos africanos e a passagem do espírito do último FSM centralizado, em Nairobi, no Quênia, para a cidade de Belém, representando toda a Pan-Amazônia.
A despedida dos africanos será ritimada ao som de atabaques e berimbaus.
Em seguida, os indigenas darão início a marcha que passa pelas avenidas Presidente vargas, Nazaré e Almirante Barroso até a Praça do Operário no bairro de São Brás, onde uma programação cultural será promovida exclusivamente por dezenas de etinias indígenas que vieram participar do FSM 2009. A expectativa é de que mais de 100 mil pessoas participem desta caminhada pela paz
O Dia da Pan-Amazônia
O segundo dia do FSM, 28 de janeiro, será dedicado a Pan-Amazônia e terá como tema "500 anos de resistência, conquistas e perspectivas afro-indígena e popular"
No dia 28 de janeiro de 2009, segundo dia do FSM 2009, ocorre o Dia da Pan-Amazônia. Será um dia inteiro dedicado à temática regional, no qual os povos e movimentos da Pan-Amazônia poderão dialogar com o mundo e tecer alianças planetárias, em busca de uma outra Amazônia.
O Dia da Pan-Amazônia estará dividos em eixos temáticos que abordarão:
Mudanças Climáticas e Justiça Ambiental; Direitos Homanos, Trabalho, Migrações e o Fim da Criminalização dos Movimentos Sociais; e Terra, Território, Identidade, Soberania Alimentaria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário