"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"
Emir Sader
23.8.17
"imprensa de verdade não briga com a notícia"
A viagem de Lula no Le Monde: imprensa de verdade não briga com a notícia
Postado em 21 de agosto de 2017 às 10:37 pm
No Brasil, a velha mídia, liderada pela Globo, finge que não vê a viagem de Lula pelo Nordeste, onde ele tem dito em alto e bom senso que será candidato a presidente.
Pode ser vista como um tipo de campanha, embora não seja para pedir voto. De qualquer forma, pela massa que tem mobilizado e pela repercussão na imprensa local, é notícia.
Como é notícia a campanha que João Doria tem feito pelo pais, com uma diferença: João Doria foi eleito prefeito de São Paulo há menos de um ano e tomou posso há menos de oito meses e, portanto, deveria dedicar seu tempo à administração da cidade. Isso também é notícia.
Mas o jornalismo de guerra não registra os fatos como eles são. O Le Monde fez reportagem e poderia inspirar a velha imprensa brasileira. Mas não adianta. A velha imprensa faz negócios, não jornalismo. Para os negócios que realiza, a viagem do ex-presidente não desperta interesse.
O povo que se informe de outra forma. E ele tem se informado, principalmente pela imprensa progressista.
ACOMPANHE EM TEMPO REAL A CARAVANA DE LULA PELO NE
A viagem percorrerá nove estados nordestinos de ônibus, conhecendo a realidade e os desafios da região
Durante 20 dias, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva percorre de ônibus nove estados do Nordeste com a caravana "Lula pelo Brasil". A viagem acontece entre os dias 17 de agosto e 5 de setembro, com início em Salvador (BA) e término em São Luís (MA). Ao longo dessas três semanas, Brasil de Fato, Mídia Ninja e Jornalistas Livres estarão presentes na viagem mostrando não apenas a caravana, mas histórias de vida do povo nordestino e os impactos que políticas sociais como o programa de cisternas, interiorização das Universidades, de habitação e agricultura familiar tiveram para a vida dessa população.
Salgo a caminar Por la cintura cosmica del sur Piso en la region Mas vegetal del viento y de la luz Siento al caminar Toda la piel de america en mi piel Y anda en mi sangre un rio Que libera en mi voz su caudal.
Sol de alto peru Rostro bolivia estaño y soledad Un verde brasil Besa mi chile cobre y mineral Subo desde el sur Hacia la entraña america y total Pura raiz de un grito Destinado a crecer y a estallar.
Todas las voces todas Todas las manos todas Toda la sangre puede Ser cancion en el viento Canta conmigo canta Hermano americano Libera tu esperanza Con un grito en la voz
Nenhum comentário:
Postar um comentário