Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

5.6.16

frases...

"Quando a velha mídia dá uma notícia e depois que "analistas" ou "especialistas " dizem tal coisa, podem ter certeza que é a opinião disfarçada dos donos da empresa." Emir Sader



"Se a loja de departamentos repousava no fetichismo da mercadoria o shopping center, por sua vez, repousa no fetichismo das marcas. (Nao ir comer um sanduíche mas "ir ao Mac".) O shopping é uma etapa intermediaria à fase presente e vindoura do capitalismo hipermoderno: o comercio virtual, na web, onde os sites digitais é que são estetizados e onde a perambulação e o namoro das vitrines cedem vez à "navegação" eletrônica." (A estetização do mundo - Viver na era do capitalismo artista - Gilles Lipovetzky e Jean Serroy - Ed. Cia. das Letras)


Livro: Os filhos dos dias - Eduardo Galeano

"5 de junho - A natureza não é muda

A realidade pinta naturezas mortas.
As catástrofes são chamadas de naturais, como se a natureza fosse o verdugo e não a vítima, enquanto o clima fica louco de pedra e nos também.
Hoje é o Dia do Meio Ambiente. Um bom dia para celebrar a nova Constituição do Equador, que ano ano de 2008, pela primeira vez na história do mundo, reconheceu a natureza como sujeito de direito
Parece estranho que a natureza tenha direitos, como se fosse pessoa. E ao mesmo tempo parece a coisa mais normal que as grandes empresas dos Estados Unidos tenham direitos humanos. E têm, por decisão da Suprema Corte de Justiça, desde 1886.
Se a natureza fosse um banco, ja teria sido salva."



"Lo dificil es sostener un sueño. Pero, si soñar te dá placer, aunque sea dificil, hay que hacerlo."

(El ultimo bandoneón, 2005, 90 min. - https://www.youtube.com/watch?v=xh2ud5n1t9k)


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz