Questão Agrária | 21/08/2009 | 14h53min
BM matou sem-terra, diz ex-ouvidor agrário
Elton Brum da Silva levou um tiro de espingarda durante desocupação da fazenda Southall
O ex-ouvidor agrário do governo estadual e também ex-ouvidor da Segurança Pública, Adão Paiani, afirma que o sem-terra Elton Brum da Silva foi morto pela Brigada Militar. Brum foi morto hoje com um tiro de espingarda calibre 12 no peito, durante desocupação da fazenda Southall, em São Gabriel, que estava invadida por militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Veja imagens feitas na fazenda Southall
Paiani convidou o atual Ouvidor Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Gercino Silva, a vir ao Rio Grande do Sul investigar o episódio. Silva desembarca às 17h30min em Porto Alegre e, em seguida, irá a São Gabriel.
Paiani diz que foi procurado hoje, na condição de ex-ouvidor da segurança pública, por um oficial da BM que assistiu à desocupação da fazenda Southall em São Gabriel. Esse PM relatou que o sem-terra Elton Brum foi morto durante discussão com um oficial da BM que atua na região da Fronteira e tentava realizar a remoção dos militantes do MST do local. Brum teria dito alguns palavrões para o oficial, que revidou com um tiro de espingarda. O próprio oficial e alguns soldados teriam providenciado a remoção de Brum, ainda vivo, para o hospital de São Gabriel, numa viatura da BM. Brum morreu a caminho daquela cidade.
Até esse relato apresentado por Paiani, não havia versão sobre a morte de Brum nem oficial, nem extra-oficial. Nenhum dos PMs presentes soube dizer se o sem-terra foi morto por tiro disparado por alguém da BM ou por seguranças da fazenda Southall. Procurada, a BM ainda não se pronunciou sobre o episódio, em função da perícia da morte ainda não ter sido concluída.
O Ministério Público de São Gabriel deve requisitar todas as armas utilizadas na operação, para verificar qual delas teria causado a morte de Brum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário