Por Conceição Oliveira - de São Paulo
Toda a rede social, especialmente Twitter, Facebook, também a grande mídia e até os geeks conhecem o estudante de publicidade carioca, Jeferson Monteiro, nascido em Bonsucesso, Zona Norte do Rio. Ele é o criador do perfil Dilma Bolada e das bem-humoradas sacadas que humanizam a presidenta a ponto de fazer uma montagem de Dilma fazendo selfie de camisolão no banheiro, dando boa noite à nação.
Nadando contra a corrente preconceituosa e sexista das centenas de perfis criados para ofender a presidenta, o perfil Dilma Bolada sempre provocou o riso pelo caminho da humanização da primeira mulher eleita para governar o Brasil.
Confesso que a primeira vez que vi o perfil e senti sua força fiquei com medo de ser algo criado para atacar Dilma, procurei saber quem era e durante um bom tempo acompanhei as postagens do perfil. Minha preocupação era porque o perfil de fato é criativo e a ‘pegada’ dele atrai muitos seguidores. Jeferson não fala apenas para petistas e consegue unir a presidenta e Valeska Popozuda e nos fazer rir. Não aquele riso escroto do escárnio preconceituoso típico da mídia reacionária ou dos padrão ‘humor’ preconceituoso CQC. A gente ri de uma característica forte de Dilma, quase uma Mônica, do Maurício de Souza, dando bronca em ministros, em chefes de Estado como Obama, conversando com roqueiro, andando de moto, desfilando diva, rainha da nação nos chatíssimos eventos internacionais.
Jeferson consegue fazer da agenda oficial da presidenta algo bem humorado. Eu acho que, sem sombra de dúvida, o perfil fictício de Dilma Bolada contribuiu mais do que a Secom inteira para positivar a imagem de Dilma nas redes sociais, que é atacada diuturnamente na mídia monopolista e reacionária, que não raro usa do sexismo em suas detratações e consegue ampla reverberação de seus ataques na rede.
Sempre soube que Jeferson seria assediado para que se fizesse uso partidário de sua criação. A oposição tentou inclusive tirá-lo do ar aludindo campanha eleitoral e foi derrotada. Jeferson chegou a anunciar o fim do perfil para a tristeza de mais de um milhão de seus seguidores. Ele foi atacado, como os blogueiros progressistas são atacados diuturnamente, por não se somar ao coro reacionário contra as políticas públicas implementadas pelos governos petistas.
Foi então que, na noite passada, ele denunciou, no Facebook, em seu perfil pessoal, que uma agência de publicidade a serviço dos tucanos e intermediada por um mineiro e ‘marqueteiro digital’ Pedro Guadalupe que, de acordo com Jeferson, trabalha para o PSDB e criou um outro perfil também intitulado Dilma Bolada, mas que além do nome nada tinha a ver com o perfil criado por Jeferson e chegou a ameaçá-lo na disputa pelo nome “Dilma Bolada”.
Quem está fora das redes sociais não tem a dimensão do valor agregado que um perfil com mais de um milhão de seguidores, com crescimento orgânico (ou seja, sem uso de publicidade do Facebook para engordar seguidores e curtidas em posts) pode valer no mercado das campanhas eleitorais e de campanhas publicitárias. Não é pouco dinheiro, é dinheiro pra realizar sonhos de viagens e casa própria e sobrar alguns trocados.
Num país em que a mídia concentrada fizesse jornalismo, num país onde a Justiça Eleitoral agisse para garantir a lisura do processo, a denúncia de Jeferson Monteiro seria um escândalo e mereceria rigor na apuração. Mas, de acordo com a denúncia do criador de Dilma Bolada foi uma agência a serviço dos tucanos, então não teremos a grande mídia reacionária investigando e esclarecendo qual agência, quanto ofereceu, em que moldes se daria a compra do perfil, para quais usos, quais as provas da denúncia etc. Teremos claro, fora dos grandes meios de concentração midiática, alguns poucos jornalistas que não abandonaram o papel de comunicação social do fazer jornalístico, investigando isso.
Quanto a mídia gorda de publicidade, concentrada e reacionária, ela tem mais o que fazer, como:
“Divulgar” um perfil cópia da criação de Jeferson em matéria de jornal quando o perfil ‘original’ Aécio Boladasso tinha uma única curtida;
Continuar uníssona e diuturnamente na campanha #afundaBrasil, mostrando como Brasil nada presta, todas as instituições estão falidas e a ~culpa~ é sempre do PT;
Distorcer, manipular e tirar fora do contexto uma piada de Lula dita no encontro dos blogueiros, ou ainda fazer enquete com bebês para medir seu ânimo diante das apresentações no palco da Viradinha cultural…
Enfim, nossa mídia ‘séria’ está muito ocupada fazendo campanha contra os governos e lideranças petistas pra fazer jornalismo.
Conceição Oliveira é professora e blogueira, editora do blog Maria Frô.
Leia, a seguir, a denúncia de Jeferson Monteiro
Dilma Bolada: Não está a venda!
Pois bem, como todos sabem há 4 anos eu criei a Dilma Bolada. Desde então minha vida mudou muito devido a isso. Conheci diversas pessoas, lugares e aprendi um monte de coisa. A minha personagem trouxe uma releitura da vida cotidiana da mulher que governa o nosso país, o tom pessoal sempre foi o mesmo, a exaltação e exacerbação da figura de poder de Dilma. Dilma essa que eu sempre admirei, ainda quando Ministra do Presidente Lula, e que resolvi lá em 2010 criar uma conta fake para assegurar o nome de usuário para que terceiro não o usassem de má fé. Bem, o resto dessa história vocês já sabem.
Tudo ocorrera muito bem até que a repercussão e a influência da Dilma Bolada começou a ganhar destaque na mídia de uma forma geral. Isso acabou atraindo a atenção de pessoas que não simpatizavam com a Dilma verdadeira, a Presidenta. Em meados do ano passado, eu tive um sério problema com uma pessoa chamada Pedro Guadalupe(que hoje trabalha para o PSDB). Pra quem não sabe, Guadalupe é um auto-intitulado “marketeiro digital” que atua em Minas Gerais(mas na verdade a especialidade dele é mesmo comprar uns bots, inflar páginas, spam, umas montagens ~engraçadas~ toscas tudo com o engajamento tendendo a zero). Ele já trabalhou para o PT e agora está com o PSDB. Pois bem, ano passado esse mesmo Pedro Guadalupe criou uma página também chamada “Dilma Bolada” e ameaçou dizendo que caso eu não me juntasse a ele e apoiasse quem ele apoiava, ele iria tomar o nome “Dilma Bolada” de mim e derrubar a minha solicitação de registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial(INPI), ele não apenas me mandou mensagens dizendo como expôs isso no Twitter onde todos puderam ver o caráter do sujeito. Eu, obviamente, ignorei e tudo que ele falara foi de fato um blefe.
Dito isto, vamos aos fatos:
Há algumas semanas uma agência de publicidade entrou em contato comigo para conversar. Eu naturalmente aceitei porque é normal as agências procurarem blogueiros e influenciadores para parcerias, eventos, etc. Então, um dos diretores então marcou uma reunião por videconferência e me explicou do que se tratava: a agência que administra diversas páginas aqui no Facebook disse que estava interessada em me convidar para o “casting” deles pois viam em mim um “potencial muito grande”. Primeiramente eles quiseram saber se eu estava coordenando ou tinha algum contato com a direção do PT, ao negar eles foram direto ao assunto: a agência tinha um plano de venda de apoio político das suas páginas para as Eleições Presidenciais deste ano. Ou seja, diversas páginas que todos curtem, gostam e recebem conteúdo diários, iriam fazer campanha eleitoral para o candidato que fechasse um contrato milionário com eles e iria assim difamar os opositores, praticamente um “mensalet”. Na hora que ele me disse isso, eu fiquei meio que sem reação. A naturalidade com que tudo era dito, era realmente inacreditável. Quando eu pedi para que me fosse detalhado o plano, ele me adiantou que já havia tentado fazer acordou ou reunião com a Equipe do PSB(Eduardo Campos) e PT(Dilma Rousseff) mas que não obtivera sucesso. Contudo, ele afirmou que o PSDB de Aécio Neves ficou muito interessado na transição e que havia chances de fecharem com eles. Eu concordei e disse que era bem o estilo tucano de ser e que provavelmente obteriam sucesso nas negociações.
Ao fim da conversa, ele perguntou se eu toparia fazer parte dos “talentos” dele para que fosse feita a negociação com a turma do PSDB. Para a supresa dele eu aceitei. Por sua reação ele provavelmente deu pulos de alegria. Ele não estava acreditando que já tinha o maior trunfo nas mãos: eu, com a Dilma Bolada, para o ninho tucano. (HAHAHA – SABE DE NADA INOCENTE!)
Aos finalmentes: uns dias depois, o cara me retorna o contato dizendo que falou com o Pedro Guadalupe, membro da equipe digital de Aécio Neves, que por sua vez queria falar comigo. Nem deu tempo d’eu responder: o próprio Pedro Guadalupe me enviou um e-mail ansioso se fazendo de amigo, no melhor estilo “lobo em pele de cordeiro” num cinismo sem igual e como se nunca tivesse feito nada pra mim, querendo saber se era mesmo verdade que Dilma Bolada, estava a venda para aproveitar a personagem e usar o seu “capital político/poder para mudar opiniões” dos internautas. Confirmei que eu tinha falado com a Agência e que tudo deveria ser tratado por via dela. A tal agência, por sua vez, disse que eles queriam que eu assinasse um CONTRATO DE EXCLUSIVIDADE para garantir uma amarra da Dilma Bolada a eles e que pudessem efetuar a transação com os tucanos. Eu, é claro, não assinei coisa alguma. Fui em frente, levando a coisa só pra saber até onde ia a cara de pau. Informei que só assinaria após que estivesse tudo acertado e depois que falassem de como seria de fato o tal esquema. Diante disso, na semana passada, a Agência combinou com Pedro Guadalupe uma reunião com os dirigentes responsáveis pelo veredicto final…
Pra mim foi o bastante. Eu, como vocês podem ver, não esperei o tal veredicto. Resolvi expor tudo isso aqui porque eu há mais de 1 ano venho sido constantemente atacado por pessoas dessa corja. Sujos e cínicos que têm a capacidade de inventarem mentiras absurdas que vão desde histórias de que mantenho “ligação direta com a Presidenta” até “de sou pago com o dinheiro público e recebo R$120 mil/mês” como foi dito recentemente num blog de simpatizantes tucanos. Não Pedro Guadalupe, eu não quero o dinheiro sujo de vocês. Diferentemente de você eu tenho caráter. Mas é esse o tipo de gente, que Aécio que diz com a maior cara de pau do mundo que “não vai tolerar campanha suja na internet” mantém na equipe, em contato constante com sua irmã, fazendo o possível e impossível para atacar a honra das pessoas e espalhar todo esse chorume de desinformação na internet. É lamentável que tenhamos chegado a um ponto tão baixo.
Por fim, eu queria dizer que nem todo mundo tem seu preço. E que eu e nem a minha criação estão a venda, nunca estiveram. Eu esperei ansiosamente pra escrever isso: vocês podem comprar quem quiserem mas a mim não. O que eu faço não há dinheiro no mundo que pague. Vocês deveriam ter sido um pouquinho mais espertos e terem tido o feeling pra saber que eu não sou e nunca vou ser como vocês. Lealdade não se compra e nem se vende.
RALA TUCANADA!
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