No mês da Consciência Negra, TVE apresenta a Mostra África Hoje
Serão exibidos 5 documentários sobre a diversidade cultural africana
Novembro é o Mês da Consciência Negra. A data, que faz parte do calendário oficial no Brasil, é alusiva ao aniversário de morte do líder negro Zumbi dos Palmares, que faleceu no dia 20 de novembro de 1695 - Dia Nacional da Consciência negra.
Com o objetivo de valorizar e difundir a cultura negra e afro-descendente, a TVE apresenta de 19 a 23 de novembro, a Mostra África Hoje, com a exibição de 5 documentários que abordam essa temática. Serão exibidos filmes de várias nacionalidades como França, Inglaterra, Espanha e Egito, que destacam a diversidade da cultura africana no mundo.
A realização da mostra é fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural Piratini e a Dona Rosa Filmes, e tem apoio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Programação
Segunda-feira, 19 de novembro, às 23h30
Angano... Angano... Contos de Madagascar, de Ceasar Paes e Marie-clémence – França, 1989, 63min
Uma viagem entre a realidade e o imaginário em Madagascar. A visão impressionista e subjetiva, tingida de humor e ternura. O personagem central do filme é a tradição oral em si, que passa pela sabedoria dos antepassados, por meio de lendas e contos.
Terça-feira, 20 de novembro, às 23h30
Doce Vida Africana, de Cosima Spender - Inglaterra, 2008, 59min
Um retrato documental do fotógrafo africano Malick Sidibé, e uma viagem pela história do Mali inspirado por suas imagens icônicas.
Quarta-feira, 21 de novembro, às 23h30
Dança aos Espíritos, de Ricardo Íscar - Espanha, 2009, 78min
Essa é a história de Mba Owona Pierre, o chefe da aldeia e ngengang, ou curandeiro. Ele trata das doenças do mundo noturno, onde os espíritos vivem e atacam o povo dele.
Quinta-feira, 22 de novembro, às 23h30
A Casa de uma Nômade, de Imam Kamel - Egito, 2010, 61mim
O filme apresenta o encontro de duas mulheres árabes nascidas em circunstâncias culturais e sociais totalmente distintas.
Sexta-feira, 23 de novembro, às 24h
Mahaleo, de Ceasar Paes e Raymond Rajaonarivelo - França, 2005, 102min
Música e politica em Madagascar. O filme mostra a história do grupo Mahaleo, que, apesar dos trinta anos de sucesso, sempre recusaram o “show-business”, já que escolheram se dedicar ao desenvolvimento do país.
http://www.fmcultura.com.br/?model=conteudo&menu=83&id=1197
Nenhum comentário:
Postar um comentário