http://www.tvbrasil.ebc.com.br/
Semana da Consciência Negra
TV Brasil prepara programação especial para a Semana da Consciência Negra
De sábado 17, até domingo, 25, a programação da TV Brasil estará voltada ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Nessa semana, vários programas terão episódios especiais sobre a trajetória e o papel da cultura negra no Brasil.
O Programa Especial traz uma reportagem sobre os benefícios da capoeira para crianças dentro do espectro autístico. No mesmo dia, o Segue o Som trata da influência africana na música brasileira. O Paratodos destaca a maior comunidade quilombola do país, em Goiás, e o Museu Afro Brasil, em São Paulo. No Revista do Cinema Brasileiro, a entrevistada é a atriz e escritora Elisa Lucinda, ganhadora do Troféu Raça Negra, em 2010.
A TV Brasil também exibe três documentários e um longa-metragem que têm a cultura negra como elemento central.
Confira:
O Samba é consciência negra. Diogo Nogueira recebe Wilson Moreira e Teresa Cristina para cantar os melhores sambas do memorável compositor Candeia
Terça (20) – 22h
DOCTV
Negros. Produção exibe a diversidade cultural do povo da Bahia.
Sábado (24) – 03:00
DOCTV
Sou negro, não sei sambar. Homem negro, criado em ambiente de brancos, cresce sem saber sambar.
Domingo (25) – 02:00
Interprogramas – Consciência Negra
O teatro de sombras serviu de inspiração para os vídeos, que abordam três gêneros musicais: o maracatu, o maxixe e o maculelê.
Programação
http://www.tvbrasil.ebc.com.br/programacao
Betinho discorre sobre a conjuntura dos anos 1960 no Brasil
Da (quase) revolução cultural aos golpes militares
Este episódio abrange o governo João Goulart (1961 a 1964) e as crises relacionadas à efervescente conjuntura política da época. O programa mostra também como se deu a preparação do golpe e a sua concretização em 31 de março de 1964. Depois, são apresentados o papel da Igreja e dos movimentos sociais nesse período.
Em seguida, o sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho, comenta sobre a perseguição e o exílio. Analisa também as características do golpe e como foi a atuação dos militares no governo. Destaca, por exemplo, as divergências dos militares na disputa pelo poder. Também ressalta como a ditadura agiu contra estudantes e intelectuais.
Ainda mostra como os artistas manifestavam sua insatisfação com o status quo através da cultura e o que os movimentos sociais fizeram na luta pela democracia. Os partidos políticos e o advento da Frente Ampla também são apresentados ao passo que o episódio se encerra com a edição do AI-5, decreto emitido pelo regime militar brasileiro em 13 de dezembro de 1968.
O programa desta semana conta com os seguintes depoimentos: Alcione Araujo, Carlos Fico, Fernando Gabeira, José Marcio Camargo, Miro Teixeira, Plinio Arruda Sampaio e Theotonio dos Santos.
Produção: Canal Imaginário e Via Fórum
Diretor: Alfredo Alves
Produtora Executiva: Cleyde Afonso
Narração: Paulo Betti
Diretor de Fotografia: Antonio Luiz Mendes
Produtora: Mariângela Furtado
Roteiro: Ana Clara Santiago e Alfredo Alves
Montagem: Paulo Fontenelle
Finalização: Paulo de Andrade
Consultores: Carlos A. Afonso e Zilda Junqueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário