Há muitas mentiras que circulam na internet... Ainda, por mais verossímil que pareça, qualquer dessas mensagens podem ser somente “hoax” (embuste / farsa, que são historias falsas recebidas por e-mail e na internet, cujo conteúdo consiste em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso, ou ainda falsos vírus). Uma das finalidades dessas mensagens é entupir os servidores de e-mail e também obter endereços eletrônicos (e-mail) para constituir base de dados, para posterior venda ou envio de SPAM, espalhar vírus, ou roubar senhas do computador. Portanto, o melhor a fazer, é apagar esse tipo de e-mails, para começar a quebrar a corrente do seu ator. Mais informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hoax. Ou ainda, as mensagens como esta podem ser apenas para enganar os leitores-internautas, e fazer crer de mentiras...
Analisando a mensagem, podemos verificar que ele possui vários indícios que caracterizam uma boa farsa da web:
- cita o nome de pessoa e entidade, sendo imprecisa e mentirosa no sentido de vinculá-los;
- não cita as fontes de onde a tal noticia foi retirada;
- não é datado;
- é impreciso e contraditório;
- não há confirmação da autenticidade das fotos.
Assim, cumpre destacar que Bruno Maranhão não faz parte do MST. E a atualmente está com 76 anos e doente (o que demonstra que se tais fotos são reais, elas não são atuais).
Ainda que não haja confirmação da veracidade de tais fotos, essas fotos não demonstram ostentação como a mensagem quer fazer creer, basta cada um de nós sair as ruas e comparar tais fotos com os inúmeros apartamentos e casas que custam muito acima de R$ 1 milhão (muito mais do que demonstram tais fotos)...
Ademais, Bruno Maranhão faz parte de família de usineiros (pelo que sua família sempre teve dinheiro). Mas, isso não impede que Bruno Maranhão seja solidário com a luta pela terra e participe do MLST.
Por fim, é de conhecimento público que o MST e o MSLT são dois movimentos distintos, e que o MSLT é um movimento que não tem nada a ver com o MST: http://www.mst.org.br/.
Dessa forma, o que essa mensagem quer é deturpar os fatos, espalhando mentiras!
Assim, antes de enviar é importante certificar-se da veracidade da mensagem, e reenviar mensagens somente quando tiver fonte confiável, porque do contrario podemos contribuir para enviar mentiras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário