Texto de Gabriel García Márquez
10/03/2009
As mulheres e a salvação da Humanidade
Escrito por:
Quais são as prioridades da Humanidade para as próximas décadas? A resposta, dada pelo escritor colombiano Gabriel García Márquez, prêmio Nobel de Literatura com o livro Cem Anos de Solidão, é publicada abaixo pelo Portal do Mundo do Trabalho como homenagem ao Mês da Mulher. Se você também conhece textos de autores e autoras que dialogam com a luta pela igualdade de gênero, por um mundo mais justo, fraterno e humano, envie para imprensa@cut.org.br. Companheiras e companheiros agradecem.
Quais são as prioridades da humanidade para as próximas décadas?
Gabriel García Márquez
A única coisa realmente nova que se poderia planejar para salvar a humanidade no século XXI é que as mulheres assumam o comando do mundo. Não creio que um sexo seja superior ou inferior ao outro. Creio que são diferentes, com distâncias biológicas insuperáveis, mas a hegemonia masculina desperdiçou uma oportunidade de dez mil anos.
Alguém disse: "Se os homens pudessem engravidar, o aborto seria quase um sacramento". Esse aforismo genial revela toda uma moral, e é essa a moral o que temos de reverter. Seria pela primeira vez na história uma mutação essencial do gênero humano, que faça prevalecer o bom senso - que nós homens menosprezamos e ridicularizamos com o nome de intuição feminina - sobre a razão - que é o pretexto com que nós homens legitimamos nossas ideologias, quase todas absurdas e abomináveis.
A humanidade está condenada a desaparecer no século XXI pela degradação do meio ambiente. O poder masculino demonstrou que nada poderá fazer, por sua incapacidade de se sobrepor aos seus interesses. Para a mulher, em compensação, a preservação do meio ambiente é uma vocação genética. É apenas um exemplo. Mas ainda que fosse só por isso a inversão de poderes é uma questão de vida ou morte.
Publicado em resposta à enquete "Quais são as prioridades da Humanidade para as próximas décadas?, em Time Magazine, Los Angeles, 15 de outubro de 1992.
http://www.cut.org.br/destaque-central/30872/texto-de-gabriel-garcia-marquez
Nenhum comentário:
Postar um comentário