Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

7.2.12

CPI investigou Ensino Privado em São Paulo « Algo errado no Ensino privado

5 de fevereiro de 2012

CPI investigou Ensino Privado em São Paulo

A abertura de capitais das IES e o consequente fenômeno da desnacionalização do ensino superior culminam há algum tempo na formação de grandes conglomerados educacionais que têm poderio econômico e articulação política.

O tema é tão complexo e polêmico que desencadeou até mesmo uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa de São Paulo. A chamada “CPI do Ensino Privado” ouviu, ao longo do segundo semestre de 2011, empresários, estudantes, professores e lideranças do movimento educacionais sobre o assunto.

Trabalhadores participaram da iniciativa
Os problemas enfrentados pelos trabalhadores da educação nas faculdades particulares foi discutido na CPI com Celso Napolitano (Presidente da Fepesp) e Luiz Antonio Barbagli (Presidente do Sinpro-SP), em 31/08, e com Madalena Guasco Peixoto (Coordenadora Geral da CONTEE), em 28/09.

Relatório final da CPI
O relatório final da CPI do Ensino Superior Privado, elaborado pelo deputado Simão Pedro (PT-SP), foi aprovado em dezembro com recomendações aos órgãos competentes, ao governo federal e ao Congresso Nacional. De acordo com o deputado, em São Paulo, as instituições encontram um espaço para operar, “principalmente, por causa do salário baixo pago aos professores, que diminui o custo de operação”, destacou.

Segundo Simão Pedro, em muitas instituições há repressão da livre manifestação de alunos e professores. “Por isso, a CPI enviará recomendações ao Conselho Estadual de Educação e ao MEC”. No que tange à forma de contratação dos professores, o relatório recomenda o estabelecimento de uma regra padronizada para instituições privadas e o cumprimento de normas trabalhistas, com envio desta recomendação ao Ministério do Trabalho.

Após a finalização dos trabalhos, Simão Pedro declarou que a educação está se transformando num produto meramente mercadológico, sem preocupação com qualidade e sem cumprir as funções básicas de uma universidade, que é oferecer pesquisas, difundir conhecimentos, e ser um espaço democrático para a formação de cidadãos.

Tem algo errado no ensino privado! 

Com informações da FEPESP e ALESP

http://www.algoerradonoensinoprivado.org.br/?p=55

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz