Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

1.1.12

Sociedade apoia multa por descumprimento de classificação indicativa

08/12/2011 - 19:50h


Brasília, 08/12/2011 (MJ) - Durante audiência pública sobre controle sobre a programação da TV aberta no Brasil, na quinta-feira (8/12), o deputado federal Ronaldo Fonseca (PR/DF) manifestou-se contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 2404, que visa à inconstitucionalidade de parte do artigo 254 do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ele estabelece multa de 20 a 100 salários mínimos para rádios ou televisões que inserirem programação com horário diferente do autorizado, sem aviso de classificação. Com a inconstitucionalidade do artigo, as tvs que desrespeitarem a classificação não sofrerão qualquer punição em caso de desrespeito ao horário de exibição. Fonseca, autor do requerimento da audiência, integra a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

“A classificação indicativa não é o fantasma da censura. Por conta desse monstro, estamos no caminho de que as empresas tenham absoluta liberdade e o Estado não possa de punir”, alertou o deputado.

Para Fonseca, a sociedade precisa participar e dar sua opinião a respeito do assunto que começou a ser votado no Supremo Tribunal Federal (STF) semana passada. Após quatro votos a favor da inconstitucionalidade, o ministro Joaquim Barbosa pediu vistas do processo. Ainda não há data para continuidade do julgamento.

Fonseca questionou os interesses comerciais por trás da programação de TV. Segundo ele, a concessão das TVs é pública, mas quem explora são empresas privadas. “Como conciliar o faturamento com a responsabilidade de oferecer uma programação de bom nível?”.

Regulação

Representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Roseli Goffman, também se mostrou preocupada com a votação da ADIN. “A classificação é a única ferramenta que temos para regular. Há um grupo na sociedade brasileira que quer se manter inimputável. A comunicação social no Brasil é uma concessão pública e deve prestar contas e ser transparente. Se as empresas visam o lucro, elas têm que ser passíveis de punição”, ressaltou.

Segundo o diretor adjunto do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação do Ministério da Justiça, Davi Pires,  a classificação indicativa tem sido uma ferramenta valiosa para reduzir exageros da TV aberta. “Temos hoje uma TV muito melhor que em 2007”, comparou.

Segundo Pires, a classificação indicativa não se confunde com a censura. “Os critérios da classificação indicativa são estabelecidos a partir de estudos científicos e a partir de um amplo debate”, explicou.

Como funciona

A classificação indicativa é informação destinada à família sobre para qual faixa etária as obras audiovisuais não são recomendas, com informações sobre a presença de cenas de sexo, drogas e violência e horários determinados. Não são classificados jornais, programas noticiosos, esportivos, eleitorais e publicidade.

As emissoras de TV enviam ao Ministério da Justiça sua autoclassificação, que pode ser aprovada ou não. Caso a autoclassificação esteja de acordo com os conteúdos exibidos é confirmada em até 60 dias. Do contrário a obra é reclassificada. A concordância entre a classificação pedida pela emissora e a atribuída pelo ministério é superior a 80%.

http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJ09C66D3DITEMID99C92CC23F7D4DF6B3ACB8D6E0B77257PTBRNN.htm

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz