Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

31.1.12

Sul 21 » Ex-presidente do Haiti será julgado por corrupção e peculato

Mundo

31/01/12 | 09:58

Compartilhe

Ex-presidente do Haiti será julgado por corrupção e peculato

Cerca de 20 a 30 mil pessoas foram assassinadas nos governos de Papa e Baby Doc (foto) | Foto: Reprodução

Da Redação

Acusado de crimes contra a humanidade, o ex-presidente do Haiti, Jean-Claude Duvalier (1971-1986), de 60 anos, conhecido como Baby Doc, será julgado por corrupção e peculato. A decisão foi anunciada pelo juiz responsável pelo caso, Carves Jean. No entendimento de integrantes do Judiciário haitiano, expirou o tempo referente às acusações envolvendo as denúncias de violação de direitos humanos.

Representantes dos parentes das vítimas da ditadura  já anunciaram que vão recorrer dessa decisão. A organização Plataforma Haitiana de Defesa dos Direitos Humanos, um dos principais grupos que representa as vítimas, promete liderar uma série de protestos para pressionar a Justiça a retomar as discussões sobre as denúncias contra Baby Doc.

Em 1971, Baby Doc substituiu o pai no governo do Haiti, François Duvalier, conhecido como Papa Doc.  A estimativa é que cerca de 20 a 30 mil pessoas foram assassinadas nos governos de Papa e Baby Doc.

Há suspeitas ainda que Baby Doc se envolveu em casos de corrupção, conspiração criminosa e desvio de US$ 300 e 800 milhões. Em 1986, o ex-presidente fugiu para um exílio na França. Desde então, as autoridades haitianas procuraram estabilizar a política interna, mas enfrentaram uma sucessão de golpes militares, a guerrilha interna e mais o agravamento da situação com o terremoto de janeiro de 2010.

A presidenta Dilma Rousseff desembarca nesta quarta-feira (1º) em Porto Príncipe, capital haitiana, para reiterar o apoio do Brasil aos projetos de reconstrução do país.

Com informações da Agência Brasil

http://sul21.com.br/jornal/2012/01/ex-presidente-do-haiti-sera-julgado-por-denuncias-de-corrupcao-e-peculato/

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz