Qua, 20/04 - 20h30
Saúde no Brasil: Primeiro episódio da nova série
Ser Saudável é apresentado pelos médicos Enrique Barros e Lívia Hartmann
Apresentado por dois jovens médicos, Dr. Enrique Barros (médico de família) e Dra. Lívia Hartmann (psiquiatra), Ser Saudável estreia na grade da TV Brasil. Cada programa aborda uma das principais doenças que atingem os brasileiros. Os médicos-apresentadores debatem com renomados especialistas de diferentes regiões do país e acompanham o cotidiano de uma pessoa que convive com tal doença.
O Ser Saudável apresenta estética de documentário, edição ágil e abordagem objetiva. O programa conta com recursos de animação em 3D do corpo humano, que ajudam a compreender o funcionamento do organismo humano na saúde e na doença. O Ser Saudável apresenta também um quadro no qual os especialistas esclarecem sobre Mitos e Verdades, além de dicas bem objetivas.
É produzido pela TV Unisinos, do Rio Grande do Sul. Com essa parceria, a TV Brasil cumpre o seu papel de veicular a multiplicidade regional do Brasil, capacitando profissionais e fomentando a produção de conteúdo audiovisual de qualidade fora do eixo Rio-São Paulo.
No primeiro episódio, “Saúde no Brasil”, um panorama e discussões sobre a saúde no país e o que os brasileiros consideram uma vida saudável. Para ilustrar, a família de Dona Elízia, de 73 anos, mostra seus hábitos de saúde e as dificuldades encontradas na empreitada de se manterem saudáveis. Entre filhos e netos são 18 pessoas com os mais diversos perfis, idades e desafios. Através das reais histórias das jovens da família, os especialistas comentam o ciclo menstrual, os métodos anticoncepcionais, o pré-natal e a enorme importância da amamentação.
“Saúde no Brasil” abre a série guiando os telespectadores pelos principais aspectos da saúde pública do país. Da gestação – com a recém-nascida filha de Maira Soares – à terceira idade, com Dona Elízia, que se mantém ativa através da dança, mas precisa controlar a pressão alta. Para esclarecer, o médico Moacyr Scilar, especialista em saúde pública falecido em fevereiro deste ano, fala sobre dados como a mortalidade infantil e a expectativa de vida.
Outros especialistas no assunto, como Francisco Ansego de Oliveira, chefe do serviço de atenção primária à saúde, o HCPA, analisa a questão do médico de família. Ele revela que é um programa que oferece mais satisfação ao profissional que trabalha e, especialmente, para os pacientes que têm um contato mais próximo com seu médico.
Em 1990, foi criado o índice de desenvolvimento humano, o IDH, que avalia o estado de saúde de uma nação. Antes, o desenvolvimento dos povos era medido apenas pela renda. Atualmente, três índices determinam o desenvolvimento: renda, educação e saúde. Dr. Flávio Comin, coordenador do programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano, explica as estratégias de prevenção a doenças.
Entre os temas do novo programa da TV Brasil estão: Saúde no Brasil, Infarto, Câncer de Mama, Incontinência Urinária, Osteoporose, Epilepsia, Depressão, entre outros. A próxima edição, no dia 27 de abril, vai tratar do Infarto do Miocárdio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário