Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

13.4.11

Senado uruguaio aprova anulação de anistia a crimes da ditadura

Felipe Prestes

 

O Senado uruguaio aprovou, ontem (12), a anulação da Ley de Caducidad de la Pretensión Punitiva del Estado, lei criada em 1986 que tornava caducos os crimes cometidos durante a ditadura militar. Foram 16 votos a favor da anulação e 15 contrários a um texto denominado projeto interpretativo que diz que os artigos 1º, 3º e 4º da Ley de Caducidad violam a Constituição do país.

 

Os 16 votos favoráveis à anulação da anistia foram todos de membros da Frente Ampla. Houve ainda um frenteamplista, Jorge Saravia, que votou contra a mudança. Agora, o projeto irá retornar à Câmara dos Representantes, a câmara dos deputados uruguaios, porque o projeto passou por modificações no Senado. Os deputados devem apreciar o projeto no início do mês de maio.

 

O presidente José Pepe Mujica já avisou que não irá vetar a anulação da Ley de Caducidad, conforme pedem Saravia o os senadores blancos e colorados. “Sou inimigo do veto por uma questão de princípios. Sempre disse isto. Não é uma decisão do Executivo vetar uma lei do Parlamento. Gostem ou não gostem”, disse o presidente.

 

Com informações do Parlamento uruguaio, Prensa Latina e El Pais

 

http://sul21.com.br/jornal/2011/04/senado-uruguaio-aprova-anulacao-de-anistia-a-crimes-da-ditadura/

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz