Maria da Conceição Tavares acredita em crescimento de 3%
Enviado por luisnassif, sab, 18/08/2012 - 09:31Do O Globo
Maria da Conceição Tavares: Brasil cresce 3% em 2012
Economista acredita que avanço está associado à dinâmica do mercado de trabalho
RIO - A economista Maria da Conceição Tavares disse na sexta-feira que a economia brasileira deve encerrar 2012 com crescimento de 3%. Uma expansão, segundo ela, bastante associada à dinâmica do mercado de trabalho do país - que, com aumento dos empregos com carteira assinada e crescimento da renda, vem sustentando a demanda interna. A professora da UFRJ, de 82 anos, proferiu palestra de encerramento do primeiro Congresso de Desenvolvimento do Centro Celso Furtado, no BNDES.
- É provável, com esse segundo semestre melhor, que tenhamos um crescimento em torno de 3%. Mais do que isso eu duvido. Se fosse seguir a tendência do primeiro semestre não chegaríamos a lugar algum, Mas 3% não são um crescimento ruim. É metade do que deve ser visto na China (6%) nesse ano.
Para estimular o crescimento, Maria da Conceição defende uma drástica redução da taxa de juros. Isso porque, como as taxas de juros baixas e até negativas mundo afora, o Brasil se torna terreno fértil para capital especulativo.
- Sou a favor de uma redução drástica da taxa de juros. Eu levaria a taxa a 3%.
Em sua avaliação, a turbulência internacional não pegou o Brasil "de calças curtas". Mas, para ela, "não há como não temer o encrudescimento da crise". E, diante do cenário internacional, ela prevê um cenário de estagnação econômica, principalmente na Europa, ou ainda uma recessão prolongada.
- Estou moderadamente otimista sobre nossa capacidade de resistir. Em relação ao mundo, estou pessimista. É a maior crise desde 30 e espero que essa crise não termine como a outra, em guerra, o que acho pouco provável - disse ela. - Nós não estamos debaixo do vendaval. O emprego (no Brasil) continua. Para manter o pleno emprego, era preciso crescer 5%. Temos pleno emprego no país com crescimento de 3%.
Para ela, especialmente em tempos de crise lá fora, "a manutenção dos empregos é fundamental". E esse cenário do trabalho vem ocorrendo, a despeito da ociosidade que atingiu a indústria brasileira.
- Temos um mercado interno e um mercado interno em expansão. Se mantivermos o emprego, os salários crescentes, e o crédito esse mercado interno vai se expandir mais. Não tem inadimplência alguma.
Em caso de agravamento dos reflexos da crise no país, Maria da Conceição disse que o país tem como se defender:
- Aí, vale protecionismo, ajustes fiscais, segura cambio, juro baixo.
Ainda que a economista considere fundamental projetos de infraestrutura, ela vê com desconfiança as Parceria Público Privada (PPPs) - que serão usadas no pacote anunciado pelo governo nesta semana. Ela lembrou que o programa que não deu certo no governo Fernando Henrique Cardoso.
- Mas pode ser que dê certo agora, tem que ter cuidado, é um risco - disse ela, acrescentando que, para ter PPP, será preciso atrair estrangeiro. - E a chinesada está de olho nos recursos naturais.
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/maria-da-conceicao-tavares-acredita-em-crescimento-de-3?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
Nenhum comentário:
Postar um comentário