O folclore é a expressão de uma cultura. É a soma da cultura material, dos costumes e tradições de um povo expressos de diversas maneiras (oralmente, por escrito ou encenados), embora muitas vezes o termo folclore seja atribuído apenas para a literatura oral. Todos os povos têm folclore. Conhecê-lo e estudá-lo significa contribuir para que se mantenha vivo e, conseqüentemente, através da sua preservação é possível perpetuar cada cultura. Muitas vezes é preciso estudar o folclore para verdadeiramente entender a história de um povo.
Através do folclore o homem expressa as suas fantasias, os seus medos, os melhores e piores desejos, de justiça e de vingança, às vezes apenas como forma de escapar àquilo que ele não consegue explicar. As histórias são diferentes mas o imaginário dos povos já provou ser muito parecido.
Contos folclóricos por exemplo são narrativas em prosa de ficção. As pessoas gostam deles por causa da fantasia. Em algumas culturas, eles trazem uma lição de moral.
Grandes autores dos clássicos infantis, como Hans Christian Andersen e os irmãos Grimm, pesquisaram e buscaram no folclore a inspiração para escrever suas histórias, algumas delas há muito conhecidas em nossa literatura, como "A Pequena Sereia" e o "Soldadinho de Chumbo" (de Andersen).
Quem no Brasil nunca ouviu falar do lobisomem, da mula-sem-cabeça, do saci-pererê ou do curupira? "Se você quebrar um espelho terá sete anos de azar", diz um provérbio " a não ser que consiga encontrar todos os cacos e os jogue em água corrente"... Isto é folclore!
No dia do Folclore, que é comemorado em todo o mundo, vamos lembrar um pouco do seu significado?
O que abrange o folclore Folclore bem brasileiro Essas figuras "populares" do nosso folclore Papai Noel, um exemplo conhecido em todo o mundo |
Nenhum comentário:
Postar um comentário