Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

30.5.11

Berlusconi sofre derrota em Milão, Nápoles, Cagliari e Trieste | Jornal Correio do Brasil

30/5/2011 17:25, 

 

Os candidatos do primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, em duas importantes cidades do país foram derrotados nas eleições municipais realizadas neste domingo (29). De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, Giuliano Pisapia, do Partido Democratico, venceu em Milão com 55,10% dos votos, contra 44,89% de Letizia Moratti, a atual presidente da Câmara dos Deputados e candidata do partido de Berlusconi.Os resultados apontam ainda para uma vitória folgada da oposição em Nápoles, a outra grande cidade em disputa, com o candidato de centro-esquerda Luigi de Magistris, da Itália dos Valores, computando 65,37% dos votos contra 35,62% de Gianni Lattieri, do Povo da Liberdade.

 

A perda de Milão, há 20 anos nas mãos da direita, é dolorosa para o primeiro-ministro. Além de ser cabeça de lista do Povo da Liberdade, Berlusconi apostou forte na campanha pela reeleição da presidente de câmara e disse que perder Milão seria “impossível”.

 

A primeira reação à derrota da centro-direita foi a demissão do coordenador do PDL, Sandro Bondi, com a justificativa de que Berlusconi ficará responsável pelo “futuro do partido”.

 

Na última semana, Berlusconi fez ameaças aos milaneses, afirmando que a capital econômica de Itália iria se tornar uma cidade “islâmica”, “de ciganos”, “caótica” e “entregue aos imigrantes” caso a esquerda vencesse a eleição.

 

Parte da mídia italiana apostava que, com a derrota em Milão, a Liga Norte, partido aliado de Berlusconi, abandonaria o governo, deixando o primeiro-ministro sem maioria no Parlamento.

 

“Em relação à Liga, este é um momento de reflexão, mas também de espera para vermos o que é que decide o grande derrotado deste voto, que é o primeiro-ministro”, afirmou Leonardo Boriani, diretor do La Padania, o jornal da Liga Norte.

 

Como já tinham vencido em Turim e Bolonha, no primeiro turno, há 15 dias, os candidatos da esquerda venceram em Triestre e Cagliari (Sardenha), onde o candidato de centro-esquerda Massimo Zedda venceu Massimo Fantola, candidato de Berlusconi, por 59,42% a 40,57%.

 

Nestas eleições municipais parciais a Itália renova 1.315 prefeituras e 11 cargos de deputado provincial. A maior parte dos vencedores foi decidida no primeiro turno, realizado nos dias 15 e 16 de maio.

 

Com informações do Opera Mundi

http://correiodobrasil.com.br/berlusconi-sofre-derrota-em-milao-napoles-cagliari-e-trieste-2/247126/

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz