O programa:
http://www.tvbrasil.org.br/ospresidentes/sobre/
Série de documentários com presidenteslatino-americanos. Quem abre a programação é a argentina Cristina Kirchner. Serão exibidos onze programas de 60 minutos cada, apresentando um pouco do trabalho, do cotidiano e da vida pessoal de cada chefe de estado: Michelle Bachelet (ex-presidente do Chile), Óscar Rafael de Jesús Arias Sánchez (Costa Rica); Rafael Vicente Correa Delgado (Equador); Hugo Chávez (Venezuela); Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil); Fernando Armido Lugo Méndez ( Paraguai); Evo Morales (Bolivia); Daniel Ortega (Nicaragua); Álvaro Uribe (Colombia) e Tabaré Ramón Vázquez Rosas(ex-presidente do Uruguai).
Os documentários permitem uma abordagem única para as facetas pouco conhecidas de líderes da região: como foram eleitos, suas origens, suas lutas pessoais, a realização dos seus sonhos e como chegaram ao mais importante cargo público de seus países.
As câmeras da Occidente viajaram por todo o continente para capturar as mudanças e as tranformações políticas do continente. Com um olhar humano e social, cada um dos documentários se propõe a revelar um perfil desconhecido, surpreendente e profundo dos líderes latinoamericanos. Os presidentes abrem seus corações e contam suas vidas. E surpreende com Rafael Correa andando de bicicleta e comendo em um simples mercado do povo, junto a sua gente; e com Evo Morales contando os sonhos premonitórios de sua infancia. E mais: Mercedes, a irmã do paraguaio Fernando Lugo abriu as portas de sua casa para a equipe de reportagem e contou detalhes incríveis de sua infância. A mãe de Michelle Bachelet falou de seu passado hippie, mas também do assassinato de seu marido. Já Daniel Ortega relatou seus dias de prisão e tortura na Nicarágua. Todos, definitivamente, traçaram um mapa completo que reúne suas vidas pessoais com os fatos políticos de seus próprios países.
Os programas estão organizados por uma entrevista central, realizada nos gabinetes dos chefes de Estado. Antes e depois destes encontros, as equipes acompanharam os presidentes em suas diferentes atividades, viagens e reuniões, mostrando-os longe da formalidade de seus despachos. Ao todo soma-se mais de 100 horas e dez dia de filmagem para cada episódio. A série de entrevistas com presidentes latino-americanos ganhou o prêmio Martin Fierro, em 2009, de melhor produção jornalística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário