Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

21.9.16

Juiz eleitoral abre investigação sobre uso da máquina pública na campanha em Caxias

 21/set/2016, 9h11min

Juiz eleitoral abre investigação sobre uso da máquina pública na campanha em Caxias

Juiz determinou abertura de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra Édson Néspolo e incluiu também o prefeito Alceu Barbosa Velho na ação. (Foto: Divulgação)

Juiz determinou abertura de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra Édson Néspolo e incluiu também o prefeito Alceu Barbosa Velho na ação. (Foto: Divulgação)

Da Redação

O juiz eleitoral Carlos Frederico Finger, da 16ª Zona Eleitoral do Rio Grande do Sul, acatou nesta terça-feira (20) pedido do Partido dos Trabalhadores (PT) para a abertura de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral contra Édson Humberto Néspolo (PDT) e Antônio Roque Feldmann (PMDB), candidatos, respectivamente, a prefeito e a vice-prefeito de Caxias do Sul. O juiz também incluiu na ação eleitoral o atual prefeito do município, Alceu Barbosa Velho (PDT) e a Coligação Caxias para Todos.

Segundo o pedido de abertura de ação feito pela coordenação da campanha de Pepe Vargas (PT) e acatado pelo juiz, o uso da máquina pública em favor dos candidatos teria ocorrido no dia 3 de setembro, durante entrega de asfaltamento e ampliação da rua Cristóforo Randon, no bairro Euzébio Beltrão de Queiroz. Nesta ocasião, o prefeito fez críticas aos adversários na eleição, se referiu ao "nosso candidato" e cenas gravadas no mesmo local foram utilizadas posteriormente no programa eleitoral do candidato Édson Néspolo. Em um vídeo gravado na inauguração do asfaltamento, o prefeito Alceu Barbosa Velho diz:

"Agora, eles posam de bom moço, dizendo que vão revolucionar Caxias, entregaram a Codeca falida, estão entregando este país falido, os fundos de pensões mais um escândalo… Agora não vamos falar desses que foram apeados do poder na marra, só de Caxias? O nosso candidato não tem problema nenhum, anda na rua. Eu sou citado sempre, o Sartori com todas as dificuldades…".

O "nosso candidato" em questão, Edson Nespolo, foi chefe de gabinete de Alceu Barbosa Velho e também do ex-prefeito José Ivo Sartori, além de ter presidido a Festa da Uva. O juiz eleitoral deu um prazo de cinco dias para que os investigados apresentem resposta às denúncias.

Tags: 

http://www.sul21.com.br/jornal/juiz-eleitoral-abre-investigacao-sobre-uso-da-maquina-publica-na-campanha-em-caxias/


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz