Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

16.1.13

Porto Alegre, na contramão da cidade sustentável

Notícias » Notícias


Porto Alegre, na contramão da cidade sustentável

Prefeitura de Porto Alegre, na contramão da cidade sustentável, anuncia início das obras do Túnel da rua Anita Garibaldi e o corte de centenas de árvores.

A nota é da AGAPAN - Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural, 10-01-2013.

Os impactos ambientais da construção do túnel na rua Anita Garibaldi implicarão em desdobramento bastante sérios para aquela região da cidade:

Saúde: redução do espaço social de circulação, possibilitando estresse psicológico ou fisiológico aos moradores, visto que será ínfima a redução de tempo para o trajeto de carros, pois todos irão parar em sinaleiras, que vai permanecer para os pedestres passarem.

Alteração do microclima com a supressão significativa da cobertura arbórea urbana: diminui a infiltração da água das chuvas no solo, com maior escoamento superficial. Reduz a ventilação e o sombreamento, alterando a temperatura e formando "Ilhas de Calor" (quente de dia e frio à noite), gerando maior gasto energético.

Modificações ou destruição do microssistema, pela retirada da vegetação urbana: o desmatamento empobrece o solo e a biodiversidade, pois o habitat natural da avifauna desaparece. , já foram inúmeras árvores e pássaros atingidos em função das obras da Terceira Perimetral.

Aumento da poluição atmosférica, sonora e visual acarretará: aumento dos agentes microbianos e partículas de poeira no ar e maior ruído. A retirada da cobertura verde causa desconforto visual e deixa menos bonita a ambiência desse antigo espaço de convivência social.

Perda de qualidade paisagística:
perda da beleza cênica, desaparecendo espaços históricos e culturalmente consolidados na região.

Tempo precioso para a sustentabilidade (ecológica):

O fato de defendermos a permanência da arborização da rua Anita Garibaldi demonstra a visão incorreta com que a Prefeitura tem tratado, desde início, o "caso da trincheira da Anita". Esse fato está diretamente relacionado à falta de comunicação e de planejamento participativo, conforme estabelece o Estatuto da Cidade e Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre, que recomenda a opinião dos cidadãos no planejamento do futuro da cidade.

Estamos perdendo um tempo precioso na busca da implantação do manejo de vegetação em Porto Alegre:

-  Necessitamos urgentemente de espécies vegetais, que reúnam características morfológicas adaptadas para combater a poluição;
-  Precisamos recompor, tratar, prevenir e estimular o plantio e crescimento de novas espécies arbóreas;
- Plantar e estimular espécies de árvores que gerem conforto para a cidade, que atraiam a fauna e flora silvestres, purifiquem o ar, deem equilíbrio térmico, reduzam ruídos;

Durante muito tempo Porto Alegre se vangloriou por ser considerada a capital mais arborizada do Brasil, mas esses dados já não são realidade. Segundo o IBGE, estamos distante de sermos os primeiros.

Porto Alegre está deixando de planejar ações ambientais mais efetivas que favoreçam a qualificação paisagística dos bairros, beneficiando assim a convivência e a economia da cidade.


Foto: Detalhe de árvore na rua Anita Garibaldi. (Gaz/AGAPAN)



http://www.ihu.unisinos.br/noticias/516941-prefeitura-de-porto-alegre-na-contramao-da-cidade-sustentavel-anuncia-inicio-das-obras-do-tunel-da-rua-anita-garibaldi-e-o-corte-de-centenas-de-arvores

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz