Integrantes do MST ocupam Ministério do Desenvolvimento Agrário
Publicação: 16/04/2012 08:33 Atualização: 16/04/2012 10:47
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam na manhã desta segunda-feira (16/4) o hall de entrada do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Os manifestantes bloquearam a entrada dos funcionários, que só conseguem acessar o prédio por uma portaria alternativa. Segundo José Damasceno, da coordenação nacional do movimento, a ocupação teve início às 5h40 e abre a “jornada de luta” na campanha do Abril Vermelho.
Cerca de 300 pessoas estão no local. Eles pedem uma reunião com representantes do governo para entregar uma lista de reivindicações. Entre os pontos estão a retomada da reforma agrária e investimentos nas desapropriações de terras no país. Também está na pauta, a elaboração de um plano emergencial para assentar mais de 186 mil famílias, além da criação de um programa de desenvolvimento de assentamento e investimentos na habitação rural, educação, saúde e crédito agrícola.
O grupo lembra também o massacre de Eldorado dos Carajás, que nesta terça-feira (17/4) completa 16 anos. Em 17 de abril de 1996, 19 sem-terra foram mortos no município de Eldorado dos Carajás, no sul do Pará, pela Polícia Militar do estado. O confronto ocorreu quando 1.500 sem-terra que estavam acampados na região decidiram fazer uma marcha em protesto contra a demora da desapropriação de terras. A Polícia Militar foi encarregada de tirá-los do local, porque estariam obstruindo a rodovia BR-155, que liga a capital do estado Belém ao sul do estado.
O MST deverá fazer ao longo da semana outras ocupações de terra e de prédios públicos (como as delegacias do Ministério da Fazenda e as sedes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra, nos estados).
Com informações da Agência Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário