Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

1.6.11

lá como cá

NEM VARGAS LLOSA AGUENTA

PERU: MÍDIA QUER IMPOR KEIKO FUJIMORI

 

A campanha eleitoral peruana divide o país em meio a um engajamento ostensivo dos meios de comunicação, que abertamente tomam partido da candidatura conservadora.

 

A consultoria Imasen, a única que fez uma pesquisa sobre a postura da mídia, afirma que 59% dos peruanos acreditam que Keiko Fujimori tem mais apoio dos meios de comunicação, contra 12,4% que atribuem esse privilégio a Humala.

 

A ação midiática pró-candidatura da direita é tão desabrida que, ontem, o escritor Mário Vargas Llosa decidiu suspender a publicação de sua coluna no jornal peruano 'El Comércio'. Disse Vargas Llosa, confessadamente um neoliberal: "(esse jornal) tornou-se uma máquina de propaganda (da direitista Keiko Fujimori)... Não posso permitir que minha coluna continue sendo publicada nessa caricatura do que deve ser um órgão de expressão genuinamente livre e democrático".

 

Após o debate do dia 29, pesquisas reforçam a percepção de um empate técnico entre Keiko Fujimori e o centro-esquerda Ollanta Humala , antecipando um desfecho imprevisível para a eleição deste domingo.

 

No caso da mídia brasileira é notória a simpatia pela vitória de Keiko, na medida em que contribuiria para enfraquecer a agenda da integração latino-americana que tem no governo do PT sua grande âncora regional.

 

(Carta Maior; 4º feira, 01/06/ 2011)

 

http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm

 

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz