Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

12.6.11

12/06, às 18 horas

Novidades :: De Lá pra Cá

Dom, 12/06 - 18h

Canal 4 ou ao vivo pela internet: http://tvbrasil.org.br/webtv/

 

Milton Santos

10 anos sem o maior geógrafo brasileiro

Publicado em 07/06/2011 - 16h06 • Atualizado em 07/06/2011 - 16h06

Uma homenagem ao geógrafo Milton Santos

Uma homenagem ao geógrafo Milton Santos

No De Lá Para Cá deste domingo (12), às 18h, a história do geógrafo Milton Santos. Para falar dessa personalidade do mundo acadêmico, os entrevistados do programa são: o cineasta Silvio Tendler, autor de Encontro com Milton Santos ou O Mundo Global Visto do Lado de Cá; a professora da UFBA Maria Auxiliadora da Silva; o historiador Pedro Cunca Bocayuva; e a professora Ana Clara Torres Ribeiro, que trabalhou com o geógrafo.

Milton Santos foi um dos intelectuais mais importantes do país e também foi o maior geógrafo brasileiro. Escreveu mais de 40 livros. Publicou seu trabalho na França, na Inglaterra, nos Estados Unidos, no Canadá, no Japão, em Portugal e na Espanha. Deu aula nas principais universidades do mundo. Recebeu prêmios e foi o único pensador, fora do mundo anglo-saxão, a ganhar o Vautrim Lud, uma espécie de Nobel da Geografia.

Durante toda a sua vida acadêmica, Milton Santos buscou agregar a Geografia às contribuições de outras disciplinas: Economia, Sociologia, História, Filosofia. Nos últimos anos de vida, seu trabalho mostrava uma clara preocupação com a Globalização. Crítico dos processos econômicos que excluíam as nações mais pobres, Milton Santos acreditava num mundo mais humano, mais solidário e justo.

http://tvbrasil.org.br/novidades/?p=24532

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz