Publicado em 02/12/2010 - 16h59 • Atualizado em 02/12/2010 - 19h06
Três anos de TV Brasil
A emissora é sólida e real, com uma programação complementar e diferenciada para todo o Brasil e o mundo
Há três anos uma empresa com apenas um mês de criação colocou no ar uma televisão. Momento heróico aquele. Mesmo contando com o apoio e a experiência dos que vinham da Radiobrás/TV Nacional e da ACERP-TVE, criar a televisão pública federal a partir de duas televisões estatais precárias e sucateadas era uma aventura.
Naquele 2 de dezembro, a luta estava apenas começando. Nestes três anos, travamos o bom combate, enfrentando dificuldades internas e poderosos adversários externos. Aprovamos no Congresso uma lei que é referência como marco regulatório para a comunicação pública. Mas neste tempo, tentaram ridicularizar a TV Pública e até pediram seu fechamento.
Maior entretanto foi a receptividade dos cidadãos brasileiros, que sabendo ser ela de todos nós, sabendo ser ela uma ferramenta da democracia, souberam relevar e esperar, apoiando sua criação e acreditando em sua consolidação.
Três anos depois, a TV Brasil existe em todo o Brasil. É algo sólido e real. Sua programação, complementar e diferenciada, conquista a cada dia mais audiência e reconhecimento por sua qualidade. Seguimos longe das pressões do poder público e do mercado. Seguimos procurando ouvir cada vez mais a sociedade, diretamente ou através de canais como a Ouvidoria e o Conselho Curador. No dia 7, teremos audiência pública em Belo Horizonte.
Construímos uma rede com as televisões públicas regionais, educativas ou universitárias. Implantamos mais canais próprios, analógicos e digitais. Fizemos investimentos em tecnologia, adquirindo os equipamentos que estão nos levando para o padrão digital de produção e transmissão. Lançamos um canal internacional que já está em três continentes. Estamos cuidando de nossos acervos. Implementando parcerias institucionais e internacionais. Estamos fazendo história.
Todos, na EBC, estão fazendo a TV Pública. Os que vão ao ar e os que trabalham na frente administrativa. Os que atuam na área técnica e os que produzem conteúdo. Os que atendem telefone e os que atuam nas transmissões. Os que fazem a programação e os que cuidam da contabilidade. Os que dirigem a empresa e os que dirigem seus carros. Somos todos a TV Brasil.
A sociedade brasileira com certeza agradece a cada um pela construção desta alternativa de informação e programação, onde o telespectador é um cidadão e não um consumidor.
Parabéns à TV Brasil, que somos todos nós.
Tereza Cruvinel
Diretora-Presidente da EBC
Nenhum comentário:
Postar um comentário