Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

2.12.10

Três anos de TV Brasil

Publicado em 02/12/2010 - 16h59 • Atualizado em 02/12/2010 - 19h06

Três anos de TV Brasil

A emissora é sólida e real, com uma programação complementar e diferenciada para todo o Brasil e o mundo

Há três anos uma empresa com apenas um mês de criação colocou no ar uma televisão. Momento heróico aquele. Mesmo contando com o apoio e a experiência dos que vinham da Radiobrás/TV Nacional e da ACERP-TVE, criar a televisão pública federal a partir de duas televisões estatais precárias e sucateadas era uma aventura.

Naquele 2 de dezembro, a luta estava apenas começando. Nestes três anos, travamos o bom combate, enfrentando dificuldades internas e poderosos adversários externos. Aprovamos no Congresso uma lei que é referência como marco regulatório para a comunicação pública. Mas neste tempo, tentaram ridicularizar a TV Pública e até pediram seu fechamento.

Maior entretanto foi a receptividade dos cidadãos brasileiros, que sabendo ser ela de todos nós, sabendo ser ela uma ferramenta da democracia, souberam relevar e esperar, apoiando sua criação e acreditando em sua consolidação.

Três anos depois, a TV Brasil existe em todo o Brasil. É algo sólido e real. Sua programação, complementar e diferenciada, conquista a cada dia mais audiência e reconhecimento por sua qualidade. Seguimos longe das pressões do poder público e do mercado. Seguimos procurando ouvir cada vez mais a sociedade, diretamente ou através de canais como a Ouvidoria e o Conselho Curador. No dia 7, teremos audiência pública em Belo Horizonte.

Construímos uma rede com as televisões públicas regionais, educativas ou universitárias. Implantamos mais canais próprios, analógicos e digitais. Fizemos investimentos em tecnologia, adquirindo os equipamentos que estão nos levando para o padrão digital de produção e transmissão. Lançamos um canal internacional que já está em três continentes. Estamos cuidando de nossos acervos. Implementando parcerias institucionais e internacionais. Estamos fazendo história.

Todos, na EBC, estão fazendo a TV Pública. Os que vão ao ar e os que trabalham na frente administrativa. Os que atuam na área técnica e os que produzem conteúdo. Os que atendem telefone e os que atuam nas transmissões. Os que fazem a programação e os que cuidam da contabilidade. Os que dirigem a empresa e os que dirigem seus carros. Somos todos a TV Brasil.

A sociedade brasileira com certeza agradece a cada um pela construção desta alternativa de informação e programação, onde o telespectador é um cidadão e não um consumidor.

Parabéns à TV Brasil, que somos todos nós.

Tereza Cruvinel
Diretora-Presidente da EBC

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz