postagem original em:http://masotti.blogspot.com/2010/12/taxa-sartori.html
Lamentável, mais uma vez, a atitude da Câmara de Vereadores por fazer coro com o Sartori e aprovar, no apagar das luzes de 2010, mais uma taxa.
Os R$ 4,32 que incidirão sobre a tarifa de água de cada residência caxiense representa 23% da tarifa básica. O mais lamentável é que esse tipo de cobrança fica longe de ter seu componente social, pois não faz distinção entre os diferentes. Não importa se você é rico ou pobre, nem se gasta muito ou pouca água, o que importa é recebe água, paga a taxa.
Isso é o contramão de outras tarifas, ou contribuições, que foram propostas recentemente. Só para fazer um parelelo a contribuição que iria substituir a CPMF, propunha um isenção para quem recebesse até R$ 3.038,00 e era progressiva, ou seja, quanto mais dinheiro você tinha, mais você pagava. Isso é justiça social. E olha que boa parte dos vereadores que votaram a favor da Taxa Sartori era contra a essa contribuição para a saúde.
Entretanto votaram, sem o menor pudor, favorável a uma contribuição que prejudica, justamente quem tem menor renda. Nem a justificativa da Prefeitura é crível, pois existe uma grande linha de financiamentos do Governo Federal para Saneamento e Abastecimento, um exemplo é que o próprio Marrecas está sendo construído com financiamento federal.
Mas muito pior ainda é que vereadores do campo de esquerda esqueceram de quem dizem defender. Ao penalizar quem ganha menos, penalizaram justamente a classe trabalhadora e tiraram uns trocados dos empresários e da elite econômica de Caxias do Sul. Nota Zero para Assis Melo e Renato Oliveira (PCdoB) e Marcos Daneluz (PT).
Como votaram os vereadores:
A favor:
Alaor de Oliveira (PMDB)
Ari Dallegrave (PMDB)
Arlindo Bandeira (PP)
Assis Melo (PC do B)
Elói Frizzo (PSB)
Geni Peteffi (PMDB)
Gustavo Toigo (PDT)
Marcos Daneluz (PT)
Mauro Pereira (PMDB)
Renato Oliveira (PC do B)
Renato Nunes (PRB)
Vinicius Ribeiro (PDT)
Votaram contra:
Ana Corso (PT)
Denise Pessôa (PT)
Rodrigo Beltrão (PT)
Daniel Guerra (PSDB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário