Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

1.10.10

Sul 21 » A difícil arte do diálogo

01/10/2010 - 07:53

A difícil arte do diálogo

O Sul21 publicou, nesta quarta-feira, 28, as últimas três entrevistas com os candidatos ao governo do Estado. Dos nove postulantes ao Piratini, apenas dois não enviaram suas respostas: o peemedebista José Fogaça e a tucana Yeda Crusius.

Os candidatos têm o direito de não dar entrevistas, apesar de suas assessorias terem solicitado que as perguntas fossem encaminhadas por e-mail, o que fizemos. E a imprensa deve respeitar esta decisão, sem reclamar. No entanto, no caso do Sul21, é preciso fazer uma reflexão, baseada na justificativa dada pelas assessorias: os candidatos não falariam ao Sul21, por considerarem que o jornal está ligado a um dos adversários.

Não é novidade para ninguém – jornalistas, políticos, internautas – que o Sul21 é um jornal político de esquerda, publicado apenas na internet. Sua linha é defendida, diariamente, no editorial, mantendo uma postura crítica à direita, ao centro e à esquerda. Nos espaços dedicados ao noticiário estão presentes todas as linhas de pensamento, como prova a cobertura que vem sendo feita, desde o início da campanha, das atividades dos candidatos, inclusive de Fogaça e Yeda, apesar de que, para cumprir esta tarefa, é bom lembrar que as equipes do Sul21 já enfrentaram alguns constrangimentos.

A pergunta que fica é: se os candidatos se recusam a falar a meios de comunicação não atrelados a suas candidaturas, para quem vão governar, se eleitos? Apenas para os seus partidários? O correto não seria governar para todos os gaúchos, sem levar em conta a sua ideologia? É difícil acreditar que, depois de 25 anos de redemocratização, alguns políticos ainda não tenham aprendido a dialogar com os contrários, a respeitar os adversários, a falar para todos aqueles que pretendem governar.

Apesar de defender que o habitat das ideias seja o diálogo, o Sul21 respeita a postura de Fogaça e Yeda e aceita a decisão dos candidatos. Só não aceita a justificativa dada por suas assessorias, por ser uma inverdade.

http://sul21.com.br/jornal/2010/10/a-dificil-arte-do-dialogo/

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz