Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

22.10.10

Carta Maior - Blog do Emir Sader - FHC ganha o prêmio Roberto Campos (Bob Fields): o entreguista do ano



22/10/2010

FHC ganha o prêmio Roberto Campos (Bob Fields): o entreguista do ano

Mais um galardão para o currículo do ex-presidente.

A campanha eleitoral nem terminou e já houve coisas espantosas, como o santinho do Serra, as declarações do Indio e da Weslian, entre outras. Mas a mais espantosa foi a reunião do FHC com investidores estrangeiros, particularmente norteamericanos, entre eles gente do setor energético, em pleno segundo turno.

Reunião tão mais suspeita, porque pretendia passar despercebida, não constava da agenda oficial de FHC, embora feita com investidores que em sua grande maioria vivem em São Paulo, foi feita na Foz do Iguaçu, na calada da noite.

Com esse gesto, FHC se faz merecedor do Premio Roberto Campos de 2010, como o maior entreguista do ano. Roberto Campos era aquele que encarnou a frase que depois seria emitida por Juracy Magalhães, renomado dirigente udenista – e avô de tucano menor da direção da campanha serrista -, de que "O que é bom para os Estados Unidos é bom para o Brasil".

Em visita recente ao Brasil, Hillary Clinton teve que fazer todos os elogios a Lula, para ver se consegue alguma audiência com esse gesto, mas não deixou de ressaltar, em contatos privados, que o homem de Washington no Brasil é FHC. O amigo do seu marido, que recebeu de presente o marqueteiro de Clinton – James Carville, o mesmo de Sanchez de Losada, na Bolívia – para sua campanha, como compensação por ter entregue a firma colaboradora da campanha de Clinton a vigilância da Amazônia.

FHC corresponde a essa função de homem de confiança dos EUA e fez a reunião, prometendo as benesses que teriam caso o candidato tucano conseguisse o milagre de guindá-los de novo ao governo. Ninguém duvida que temas como a Petrobrás e o Pré-Sal foram centrais na conversa, realizada em inglês.

Com esse gesto, FHC se faz merecedor do Prêmio Roberto Campos (Bob Fields) como o mais entreguista de 2010.

Postado por Emir Sader às 08:47

http://www.cartamaior.com.br/templates/postMostrar.cfm?blog_id=1&post_id=586

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz