Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

22.3.18

Privatização da água? Água é direito, não mercadoria!

Marcha em Defesa das Águas pelas ruas de Brasília
Fórum Alternativo Mundial da Água - #FAMA2018, acontece de 17 a 22 de março de 2018, em Brasília - DF


¿Qué busca el Foro Alternativo Mundial del Agua?
https://www.telesurtv.net/news/que-es-foro-alternativo-mundial-agua--20180319-0036.html


Água é direito, não mercadoria
Há um embate em curso no planeta entre a mercantilização dos recursos hídricos e a garantia de seu uso público e universal
https://www.cartacapital.com.br/sociedade/agua-e-direito-nao-mercadoria


Documentário Água: produção, consumo e desperdício
Minerodutos, irrigação, agrotóxicos, esgotos. Estamos tratando a água que temos de forma estratégica? No centro das atenções de um Fórum Mundial da Água, a TV Senado põe em foco escolhas urgentes que cada um de nós – empresas, governos e cidadãos – pode fazer, para preservar esse recurso.
Veja o documentário clicando no link: https://www.youtube.com/watch?v=UwRnzKeSn9k&feature=youtu.be


FAMA aponta resistência internacional contra o avanço do capital sobre a água - FAMA 2018


Mulheres ocupam Nestlé contra a privatização das águas
Em janeiro de 2018, Michel Temer e o presidente da Nestlé, Paul Bulcke, se reuniram para discutir a exploração do Aquífero Guarani
http://www.mst.org.br/2018/03/20/mulheres-ocupam-nestle-contra-a-privatizacao-das-aguas.html


Movimentos Ocupam Coca-Cola E Alertam: "Nossas Águas Não Estão À Venda!"
Na madrugada desta quinta-feira (22), cerca de 350 militantes organizados em movimentos populares ocuparam o parque industrial da Coca-Cola nos arredores de Brasília para denunciar a ação da multinacional na tentativa de espoliar os bens naturais do país, particularmente as águas. Esta semana acontece o 8º Fórum Mundial da Água, rodada de negociações promovida pela ONU para vender as águas para multinacionais.

Está na mira prioritária de Nestlé, Coca-Cola, Danone e outras empresas de capital internacional os maiores aquíferos do planeta, grandes reservas de água doce localizadas no Brasil.
Nas semanas anteriores ao evento da ONU com as corporações, já houve menção no Congresso brasileiro de quantificar o preço do maior deles, o Aquífero Guarani.

Em janeiro, numa promíscua relação com as corporações do setor, o presidente ilegítimo, Michel Temer, participou de jantar durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, com o CEO da Nestlé, Paul Bulcke, e de outras empresas, como Ambev, Coca-Cola e Dow. Elas compõem o grupo 2030 Water Resources Group (2030WRG), consórcio que pretende privatizar cada metro cúbico disponível de água no planeta.

"Denunciamos as transnacionais Nestlé, Coca-Cola, Ambev, Suez, Brookfiled (BRK Ambiental), Dow AgroSciences, entre outras que expressam o caráter do 'fórum das corporações'", escreveram os movimentos em manifesto divulgado, remetendo-se ao evento organizado com a presença das multinacionais em Brasília. Para os movimentos, a intenção é privatizar este e outros aquíferos para produção de bebidas.

Além de palavras de ordem, os militantes deixaram seu recado em forma e pixações. Participam da ação militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), do Levante Popular da Juventude, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

http://mpabrasil.org.br/movimentos-ocupam-coca-cola-e-alertam-nossas-aguas-nao-estao-a-venda/


Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz