Cerimônia de posse para terceiro mandato de Evo Morales na Bolívia vai durar dois dias
Redação | São Paulo - 21/01/2015 - 06h00O presidente da Bolívia, Evo Morales, toma posse do terceiro mandato a partir desta quarta-feira (20/01), em uma sequência de cerimônias que irá até quinta (21/01). A presidente Dilma Rousseff irá participar do evento, assim como outros líderes mundiais que foram convidados a La Paz.
Fotos: Agência Efe
Evo Morales toma posse do terceiro mandato a partir desta quarta-feira
O processo de posse começa nesta quarta, quando Morales participará de rituais andinos nas ruínas do sítio arqueológico pré-colombiano de Tiwanaku, a 72 quilômetros a oeste da sede do governo. Neste ano, ao contrário da posse do segundo mandato, em 2010, o presidente será cercado pelos artefatos encontrados no local sagrado para receber a energia dos deuses antes de ir aos templos.
Leia mais: Preservação ambiental e desenvolvimento econômico desafiam futuro presidente boliviano
Após a cerimônia, Morales oferecerá um jantar típico aos chefes de Estado, que também assistirão a uma dança tradicional.
Bolívia registra o maior crescimento de Reservas Internacionais na América Latina em 2014
Dilma recebe Maduro para discutir ampliação de acordos entre Brasil e Venezuela
Posse de Evo Morales será marcada por rituais indígenas em local sagrado na Bolívia
Na quinta-feira, acontecem as cerimônias no Congresso e no Palácio do Governo, em La Paz. Após serem empossados na Assembleia Legislativa Plurinacional, Morales e o vice-presidente Álvaro García Linera vão recepcionar os chefes de Estado internacionais e, às 20h locais (18h em Brasília), acontece uma festividade cultural.
Estrangeiros
Diversos chefes e vice-chefes de Estado estrangeiros confirmaram presença na inauguração do novo mandato de Morales. Além de Dilma Rousseff, irão à cerimônia o presidente de Trinidad e Tobago, Anthony Carmona, do Paraguai, Horacio Cartes, do Equador, Rafael Correa, e da Venezuela, Nicolás Maduro.
Dilma e Morales, em encontro em 2013: presidente brasileira irá às cerimônias de La Paz
Outros países vão mandar delegações. A Argentina será representada pelo vice-presidente Amado Boudou, a Nicarágua, pelo vice Moisés Omar Halleslevens, e a Espanha, pelo presidente do parlamento, Jesús Posada.
Leia mais: Após 8 anos de Morales, Bolívia é elogiada pelo FMI, mas ainda precisa superar pobreza extrema
Morales venceu a eleição do último dia 12 de outubro com larga vantagem sobre o segundo colocado, Samuel Doria Medina, sendo reeleito com 59,7% dos votos, contra 25,1% do oponente.
http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/39214/cerimonia+de+posse+para+terceiro+mandato+de+evo+morales+na+bolivia+vai+durar+dois+dias.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário