Participação social ainda é desafio no Brasil
A participação social efetiva na elaboração de políticas públicas ainda é um desafio para o Brasil. Durante o seminário internacional Desafios da Construção da Democracia no Mercosul, a consulta a povos tradicionais em megaprojetos de infraestrutura foi apontada como inadequada para garantir participação social nas decisões estratégicas do país, que ocupa hoje a presidência temporária do Mercosul.
O antropólogo Alfredo Wagner da Universidade Federal da Amazônia considera necessário aperfeiçoar os mecanismos de consulta para garantir a participação dessas populações nos empreendimentos governamentiais e ressalta que as audiências públicas não são mecanismos eficazes de consulta.
Confira o depoimento do antropólogo Alfredo Wagner em vídeo:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=K68UNM1ga84O ministro Gilberto Carvalho, secretário geral da Presidência da República, considera que apesar dos avanços obtidos na participação popular nos govrnos da América do Sul nos últimos anos é preciso tornar essa participação mais "eficaz e efetiva".
Confira o relato do ministro Gilberto Carvalho em vídeo:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=bI2oMEGICVgPedro Pontual, diretor de Participação Social da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República considera necessário criar novas estruturas e linguagens de consulta à população e destaca quais medidas são planejadas para que haja a institucionalização de uma política nacional de participação popular até 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário