Datafolha revela queda de confiança na imprensa
Enviado por Luis Nassifdom, 16/12/2012 - 16:02
Atualizado às 20:09
Na pesquisa do Datafolha sobre confiança nas instituições, os resultados são reveladores da sinuca em que a mídia partidarizada está se metendo.
O percentual de pessoas que "confiam muito" despencou quase 10 pts., caindo de 31 para 22%. O período de queda coincide com a cobertura do julgamento do "Mensalão".
O percentual daqueles que "confiam um pouco" oscilou levemente para baixo: caiu de 51 para 50%.
Enquanto que a taxa daqueles que "não confiam" de jeito nenhum subiu de 18 para 28%, que é um percentual maior do que os que "confiam muito".
Analisando, poderíamos dizer que, aproximadamente, só um a cada cinco brasileiros confia plenamente na imprensa. A ampla maioria ou não confia (um a cada três) ou confia com reservas (um a cada dois).
Como as perguntas estão no contexto de uma pesquisa sobre aprovação política pode-se considerar que a desconfiança com relação á imprensa é em relação à cobertura política. Mas este dado precisaria ser melhor explicitado.
O desempenho da imprensa é pior do que o da Presidência em todos os níveis, ficando acima apenas de "Congresso" e "Políticos".
Por robertog
Duas coisas: 1) não omitiram os números desfavoráveis à imprensa; 2) tampouco comentaram essa variação, que foi a mais significativa aritmeticamente. Podem achar que os leitores são sempre idiotas, mas uma vez publicado, é difícil justificar a omissão do comentário. Salta demais à vista.
Não é por nada não. Mas acho que quem publicou não se deu conta na hora do ouro que estava entregando aos seus inimigos (ou pelo menos do seu patrão). E, coisa feita, agora deve estar amargando uma bronca boa ou, pelo menos, a paura do que vai escutar amanhã...
http://advivo.com.br/blog/luisnassif/datafolha-revela-queda-de-confianca-na-imprensa
Nenhum comentário:
Postar um comentário