A pesquisa do Instituto Methodus, encomendada pelo Correio do Povo, indica que o candidato do PT, Tarso Genro, deve ser eleito governador do Rio Grande do Sul neste domingo. Na versão estimulada, Tarso aparece com 51% das intenções de voto, seguido por José Fogaça, do PMDB, com 24,6%, e por Yeda Crusius, do PSDB, com 14,3%. Os indecisos ficam em 4,2%. Considerando-se apenas os votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e indecisos, Tarso tem 54,9%, Fogaça conta com 26,4% e Yeda, 15,3%. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas entre os dias 28 e 30 de setembro e está registrada no TSE como 33420/2010 e no TRE-RS como 50562/2010.
Tarso lidera na espontânea em Porto Alegre e no Interior
O Instituto Methodus/Correio do Povo também pesquisou o cenário da eleição ao Palácio Piratini na modalidade espontânea, quando não são apresentados os nomes de candidatos para a escolha dos entrevistados. Tarso Genro, do PT, aparece com 42,5% das intenções de voto, José Fogaça, do PMDB, obteve 17,6%, e Yeda Crusius, do PSDB, 12%. No cenário espontâneo, 23,9% disseram ainda não saber em quem irão votar para o governo neste domingo.
Tarso Genro, que lidera as intenções de voto nas modalidades estimulada e espontânea, também aparece em vantagem em Porto Alegre e no Interior do Estado. Entre os eleitores da Capital, o petista tem 48% das intenções de voto, somando 20,3 pontos percentuais a mais que Fogaça, que tem 27,7%. Yeda obteve 11,3% das intenções de voto na Capital. No Interior do Estado, sem incluir as cidades da Grande Porto Alegre, Tarso aparece com 51,1% das intenções de voto, seguido por Fogaça, 24,2%, e Yeda, com 15%.
Dilma segue na frente no Estado
A pesquisa Instituto Methodus/Correio do Povo também avaliou a intenção de voto dos gaúchos na eleição para a Presidência da República. Na estimulada, a candidata do PT, Dilma Rousseff, lidera as preferências do eleitorado com 42,4%, seguida por José Serra, do PSDB, que tem 37%, e por Marina Silva, do PV, com 12,3% das intenções de voto. Considerando apenas os votos válidos, Dilma tem 45,8%; Serra, 39,9% e Marina, 13,3%.
Na modalidade espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados no levantamento, Dilma mantém a preferência. A petista aparece com 37,2% das intenções de voto, contra 32% de Serra e 10,4% de Marina. Neste cenário, o percentual de eleitores indecisos ficou em 17%.
Senado: pesquisa detalha 1º e 2º votos
O cenário da disputa pelas duas vagas ao Senado também foi pesquisado pelo Instituto Methodus/Correio do Povo. Segundo o levantamento, na modalidade estimulada Paulo Paim, do PT, que concorre à reeleição, e Ana Amélia Lemos, do PP, deverão ser eleitos. Paim tem 56,6% das intenções de voto, seguido por Ana Amélia, com 52,4%. Germano Rigotto, do PMDB, aparece em terceiro lugar, com 35,9%. Quando apenas os votos válidos são considerados, Paim fica com 68,8%, Ana Amélia, com 63,6%, e Rigotto, com 43,6% das intenções de voto dos entrevistados pelos pesquisadores.
Como na disputa deste ano os eleitores terão de votar duas vezes para o Senado, escolhendo dois candidatos, a pesquisa Instituto Methodus/Correio do Povo detalhou a composição do percentual total das intenções de voto considerando o primeiro e o segundo voto dos entrevistados no levantamento.
Do índice total de 56,6% obtidos por Paulo Paim, do PT, que concorre à reeleição, 37,4% são referentes à primeira opção dos ouvidos pela pesquisa e 19,2% ao segundo voto. Ana Amélia Lemos, do PP, tem a preferência de 52,4%, sendo 32,4% do primeiro voto e 20% relativos à segunda opção dos entrevistados. Germano Rigotto, do PMDB, obteve 35,9% das intenções de voto. Deste percentual, 17% representam o primeiro voto no candidato e 18,9%, o índice do segundo voto no peemedebista.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário