Páginas

pergunta:

"Até quando vamos ter que aguentar a apropriação da ideia de 'liberdade de imprensa', de 'liberdade de expressão', pelos proprietários da grande mídia mercantil – os Frias, os Marinhos, os Mesquitas, os Civitas -, que as definem como sua liberdade de dizer o que acham e de designar quem ocupa os espaços escritos, falados e vistos, para reproduzir o mesmo discurso, o pensamento único dos monopólios privados?"

Emir Sader

17.10.10

Carta Maior - Internacional - Carta Maior é destaque na TV Pública argentina

Internacional| 12/10/2010 | Copyleft
 

Carta Maior é destaque na TV Pública argentina

O programa 678, da TV Pública Argentina, destacou matéria publicada na Carta Maior sobre a cobertura que o jornal Clarín fez da entrevista concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à própria Carta Maior e aos jornais Página/12 (Argentina) e La Jornada (México). Na matéria em questão, o Clarín selecionou algumas afirmações de Lula, descontextualizando-as da reflexão mais ampla feita pelo presidente brasileiro sobre os problemas da mídia na América Latina, como o pensamento único que impera nas grandes empresas de comunicação.



O programa 678, da
TV Pública Argentina, destacou matéria publicada na Carta Maior sobre a cobertura que o jornal Clarín fez da entrevista concedida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva à própria Carta Maior e aos jornais Página/12 (Argentina) e La Jornada (México). Na matéria em questão, o Clarín selecionou algumas afirmações de Lula, descontextualizando-as da reflexão mais ampla feita pelo presidente brasileiro sobre os problemas da mídia na América Latina, como o pensamento único que impera nas grandes empresas de comunicação.

Citando a Carta Maior, o programa 678, em sua edição de 4 de outubro, destaca que o Clarín expurgou da matéria as afirmações de Lula que não convinham à linha editorial do grupo que está em guerra com o governo de Cristina Fernández de Kirchner.

Ao analisar a cobertura do Clarín sobre o tema, o programa destaca ainda a versão publicada no jornal acerca da opinião de Lula sobre a imprensa brasileira. Na versão do Clarín, essa opinião resume-se ao seguinte:

"Lula disse que não tem muito do que se queixar sobre os meios de comunicação de seu país".

Na verdade, recorda o 678, Lula também disse o seguinte:

"No dia em que a imprensa brasileira resolver divulgar a revolução que ocorreu no Brasil, o povo vai se dar conta de por que o governo aparece com 80% de aprovação nas pesquisas de opinião. Se dependesse da imprensa, eu teria 10% ou menos de aprovação".

O programa 678 analisa os interesses por trás dos noticiários dos grandes meios de comunicação do país e denuncia manipulações grosseiras praticadas para defender tais interesses.



Fotos: Divulgação
http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=17049

Nenhum comentário:


Cancion con todos

Salgo a caminar
Por la cintura cosmica del sur
Piso en la region
Mas vegetal del viento y de la luz
Siento al caminar
Toda la piel de america en mi piel
Y anda en mi sangre un rio
Que libera en mi voz su caudal.

Sol de alto peru
Rostro bolivia estaño y soledad
Un verde brasil
Besa mi chile cobre y mineral
Subo desde el sur
Hacia la entraña america y total
Pura raiz de un grito
Destinado a crecer y a estallar.

Todas las voces todas
Todas las manos todas
Toda la sangre puede
Ser cancion en el viento
Canta conmigo canta
Hermano americano
Libera tu esperanza
Con un grito en la voz